OS MALES AMARGOS DAS BEBIDAS AÇUCARADAS

Diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares (DCVs) estão associadas ao consumo de bebidas açucaradas.

São Paulo, fevereiro de 2025 – Que a alta concentração de açúcar no sangue é um problema, já é de conhecimento da maioria das pessoas, mas o motivo por trás desse aumento pode não estar somente ligado ao consumo de doces. O consumo de bebidas açucaradas é uma das maiores causas para o desenvolvimento do diabetes tipo 2, segundo um estudo publicado no Nature Medicine.

O Dr. Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Hcor, explica que a ingestão dessas bebidas aumentou muito nos últimos anos, tanto em países mais desenvolvidos quanto nos mais pobres. “Esse alto consumo tem um impacto muito forte na saúde do coração, podendo gerar, além de diabetes, insuficiência cardíaca. A nossa atenção, porém, deve estar principalmente nas crianças, que também vêm ingerindo muitos líquidos açucarados”, explica.

A pesquisa aponta que, nos últimos anos, 9,8% dos casos de diabetes tipo 2 e 3,1% de DCVs foram associados às bebidas açucaradas “Nesse sentido, vivemos uma epidemia de obesidade, impactando o aumento de doenças cardiovasculares, gerando mais gasto em saúde pública e maior morbidade e mortalidade.”

O especialista afirma, ainda, que há uma facilidade muito grande de encontrar estas bebidas nos supermercados, e a grande questão da falta de tempo, atualmente, influencia para que sejam consumidas mais vezes. Além de matar a sede rápido, também geram uma leve sensação de saciedade, o que pode fazer com que os nutrientes adequados entrem em deficiência.

“Uma das primeiras coisas que precisam ser feitas é o reforço de políticas públicas sobre uma alimentação mais saudável. É importante também que as pessoas estejam dispostas a mudar os hábitos, pois grande parte das doenças cardiovasculares podem ser prevenidas por causa de vida mais regrada no sono, alimentação e exercícios físicos”, finaliza o Dr. Daniel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Mais Destaques

Posts Relacionados