O Correio Carioca

CORREIO CARIOCA, DE 2022 A…

ORIGEM


O ano é 2002. Jornalista e publicitário conversavam sobre a situação do país e o que cada pessoa pode fazer em benefício da sociedade. Surgiu, então, a ideia da criação de um jornal. Naquela época, depois da televisão, era a mídia impressa a principal responsável pela divulgação de notícias e publicidade.
Dentro de conceitos éticos, nasceu o Correio Carioca. Em dezembro de 2003 foi lançado seu primeiro número, distribuído inicialmente no bairro de Botafogo.


Pouco depois passou a circular também no Humaitá e na Urca, atingindo rapidamente uma tiragem de 10 mil exemplares por edição. A quantidade foi considerada abundante para uma circulação em apenas 3 bairros, sobretudo sendo um veículo recém formado. Basta dizer que uma edição do maior jornal do país naquele momento não levava essa tiragem aos locais mencionados.


Totalmente legalizado, o Correio foi crescendo também em qualidade, aprimorando a sua distribuição e conquistando a confiança de um público cativo de leitores.


EXPANSÃO


Em fevereiro de 2008 o jornal rompeu os limites da Zona Sul e passou a circular também em área nobre da Zona Norte, mais precisamente na Grande Tijuca, nos bairros de Vila Isabel, Tijuca, Grajaú e Andaraí.
Somando as duas regiões, maiores que muitas cidades, o jornal alcançou mais de 50 pontos próprios de distribuição e tiragem total de 20 mil exemplares por edição, o que significava ter aproximadamente 100 mil leitores, de acordo com estatísticas de mídia impressa.

NOVOS TEMPOS


Conforme a evolução dos tempos, por diversas vezes foi necessário adaptar e modernizar a empresa para manter o padrão de qualidade, o que é plenamente natural. Foram aprimoradas a forma de distribuição, as parcerias, a estrutura, os serviços prestados, enfim, praticamente houve uma remodelação completa ao longo dos anos, apesar de muitas terem sido alterações invisíveis.


Mas uma recente modificação, desta vez bastante notável, foi necessária para ajustar o veículo aos tempos atuais. O jornal Correio Carioca abriu mão de sua tradicionalíssima versão impressa, passando a focar exclusivamente em seu portal digital.


A verdade é que lá em 2002, quando a empresa foi planejada, a sociedade consumia plenamente publicações impressas e fazia todo sentido dar a ela aquilo que desejava. Com o passar dos tempos, os mais jovens passaram a consumir praticamente apenas o lazer e a informação digital. Mais tarde, foi a vez de considerável parcela das pessoas de mais idade abraçarem a tecnologia em detrimento das mídias tradicionais. São novos tempos: as gráficas imprimem menos, as livrarias vendem menos e até as fábricas de papel passaram a lucrar muito mais com as produtoras de embalagens. Mas não se lamenta o avanço, não se briga contra a tecnologia; a solução é aproveitá-los a seu favor!
Com profissionais sempre atualizados e cientes dessa mudança gradativa, aos poucos o Correio Carioca fora adentrando no universo da informação tecnológica e posteriormente diversificando seu investimento entre o moderno e o tradicional, até que percebesse que os novos tempos chegaram, quando faria a migração definitiva. E assim aconteceu!


A partir de abril de 2023 o Correio Carioca passou a ser 100% digital, conectando os anunciantes e a informação ao mesmo público de sempre, mas que em vez de folhear o papel agora prefere clicar no mouse ou numa telinha touch screen.


Moderno, mas com a mesma filosofia: a satisfação de nossos leitores e a valorização de nossos parceiros! Bem vindo ao novo Correio Carioca!