REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA


Um tesouro escondido no centro do Rio.

Considerada uma das bibliotecas mais bonitas do mundo, o Real Gabinete é uma viagem no tempo que encanta visitantes com sua arquitetura e acervo incomparável.
Em meio ao ritmo acelerado do centro do Rio de Janeiro, existe um lugar onde o tempo parece ter parado. Ao cruzar a discreta entrada da Rua Luís de Camões, número 30, o visitante é transportado para um palácio literário digno dos grandes romances portugueses do século XIX. Estamos falando do Real Gabinete Português de Leitura, uma joia da cultura lusófona e um dos pontos turísticos mais subestimados da capital fluminense.

Fundado em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses, o Real Gabinete nasceu com o objetivo de promover a cultura e literatura portuguesas em terras brasileiras. A sede atual, porém, só foi inaugurada em 1887, em um prédio neomanuelino que lembra os antigos mosteiros lusitanos, como o de Belém. A fachada é um verdadeiro monumento histórico, inspirada na arquitetura da renascença portuguesa, com destaque para os bustos de escritores como Luís de Camões, Pedro Álvares Cabral, Infante Dom Henrique e Vasco da Gama.

Mas é ao atravessar suas portas que o visitante se depara com o impacto visual mais forte: um salão principal com mais de 350 mil livros, abrigados em estantes de madeira talhada que chegam a quatro andares de altura, sob uma claraboia de ferro e vidro que permite à luz natural iluminar o ambiente com suavidade. O cheiro dos livros antigos mistura-se com a reverência do silêncio e torna a experiência quase sagrada.

Entre as raridades do acervo estão edições originais de autores como Camões, Eça de Queirós e Fernando Pessoa, além de documentos históricos do período colonial e do império brasileiro. O Real Gabinete guarda ainda a primeira edição de “Os Lusíadas”, de 1572 — verdadeira relíquia da literatura universal.

Aberto ao público e com entrada gratuita, o espaço também funciona como biblioteca de consulta, promove exposições, saraus e eventos culturais. Muitos visitantes, porém, chegam apenas para contemplar sua beleza e tirar fotos do que já foi listado por revistas internacionais como uma das dez bibliotecas mais lindas do mundo.

Seja você um apaixonado por livros, por história ou apenas um curioso em busca de um lugar diferente no centro do Rio, o Real Gabinete Português de Leitura é uma visita obrigatória. E o melhor: a apenas poucos passos da estação Uruguaiana do metrô.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Mais Destaques

Posts Relacionados