CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL (CCBB)


Um mergulho na arte, história e arquitetura do Rio.

O CCBB é mais do que um espaço de exposições: é um símbolo da revitalização cultural da cidade e um dos museus mais visitados do mundo.
Se você mora no Rio ou está de passagem pela cidade, certamente já ouviu falar do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Localizado na Rua Primeiro de Março, no coração do centro histórico da capital fluminense, o CCBB é hoje um dos espaços culturais mais ativos e prestigiados do Brasil, recebendo anualmente mais de 1 milhão de visitantes.

Instalado em um imponente prédio de estilo neoclássico, construído originalmente para ser a sede do Banco do Brasil em 1906, o espaço foi transformado em centro cultural no final dos anos 1980. Desde então, passou a oferecer ao público uma programação intensa e variada, que inclui exposições internacionais, peças de teatro, mostras de cinema, debates, cursos e atividades infantis — sempre a preços acessíveis, muitas vezes gratuitos.

A grandiosidade do edifício por si só já justifica a visita. Seu átrio central é iluminado por uma cúpula de vidro deslumbrante, cercado por colunas que lembram os grandes palácios europeus. É comum ver pessoas simplesmente sentadas nos bancos do saguão, contemplando a beleza do local, antes de subir para visitar as exposições nos andares superiores.

O CCBB Rio já recebeu mostras que marcaram época, como as retrospectivas de Picasso, Escher, Mondrian, Jean-Michel Basquiat e exposições temáticas como “Egito Antigo”, “Índia! Índia!” e “O Corpo na Arte”. Suas salas de teatro e cinema também são referência em curadoria e acessibilidade.

Mas o centro cultural também cumpre papel fundamental na democratização do acesso à arte. Com programações pensadas para diferentes faixas etárias e sociais, o CCBB se consolidou como símbolo de resistência da arte em tempos difíceis, além de motor de revitalização do centro do Rio, especialmente em tempos de crise urbana.

A poucos minutos a pé da Praça XV e da Igreja da Candelária, e com fácil acesso por VLT e metrô, o CCBB é parada obrigatória para quem deseja compreender a alma cultural da cidade. Seja para conhecer uma exposição de vanguarda, assistir a uma peça premiada, ou simplesmente se perder nos corredores de um edifício centenário, o CCBB oferece uma experiência rica, acolhedora e inesquecível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Mais Destaques

Posts Relacionados