Doces:
ALIMENTAÇÃO – DOCES
RECEITA: DOCE GELADO DE COCO COM CHOCOLATE
INGREDIENTES
Creme branco:
1 lata de leite condensado
800 ml de leite
200 g de coco ralado
1 e 1/2 colher (sopa) de amido de milho
1 pitada de sal
Cobertura:
1 lata de creme de leite
12 colheres (sopa) de achocolatado
MODO DE PREPARO
Creme branco:
Em uma panela, misture todos ingredientes e leve ao fogo até formar um creme homogêneo.
Despeje o creme em uma travessa ou em porções individuais e reserve.
Cobertura:
Em um recipiente, misture bem o creme de leite e o achocolatado sem levar ao fogo.
Despeje a mistura por cima do creme branco e leva à geladeira.
Sirva gelado.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Se você é fã de doces e sobremesas com coco, precisa conferir outras delícias do TudoGostoso: manjar de coco com calda de ameixa, bolo de coco gelado, bala de coco caramelizada, pudim de coco, geladinho de coco e beijinho. Mas, se o seu negócio é chocolate, nós te aconselhamos dar uma olhada na nossa receita de brownie ou receita de pavê de chocolate simples!
E a gente sabe que todo mhttps://blog.tudogostoso.com.br/cardapios/doces-faceis-opcoes-praticas-e-gostosas-para-matar-a-vontade/undo ama uma boa receita de doce, não é mesmo? Por isso, o TudoGostoso separou alguns pratos e dicas para você que segue uma rotina alimentar vegana. Confira essa matéria do blog com algumas opções deliciosas de doces veganos e escolha o seu favorito!
E nada mais gostoso do que combinar a praticidade na cozinha com uma bela receita de doce. Os preparos mais fáceis e rápidos sempre chamam a atenção porque economizam nosso tempo do dia a dia, além de produzirem prato deliciosos. Por isso, se o que você quer é entrar e sair rápido da cozinha e preparar uma receita de doce maravilhosa, fique ligado! A gente separou em uma lista maravilhosa receitas de doces fáceis e praticos, confira no blog e escolha a sobremesa que mais combina com você.
Fonte: Site Tudo Gostoso
ALIMENTAÇÃO – MERCADOS
SUPERMERCADO GOURMET: ENTENDA O QUE É ESSA NOVA TENDÊNCIA
Já ouviu falar em supermercado gourmet? Sabe o que isso significa? Como essa nova tendência vai influenciar na forma como os clientes enxergam o seu supermercado? Será que isso poderá afetar o modo como os consumidores compram? Essa pode ser uma oportunidade de negócio?
Para te ajudar a entender mais sobre essa nova tendência do setor supermercadista, preparamos esse artigo, com todas as informações que você precisa saber para conseguir aproveitá-la e lucrar com isso. Boa leitura!
O que é um supermercado gourmet?
De acordo com o dicionário, gourmet é aquela pessoa que é conhecedora e apreciadora de boas comidas e bons vinhos. No Brasil, essa palavra passou a ser conhecida quando diversos restaurantes passaram a oferecer aqueles pratos simples, do dia a dia, de uma forma diferenciada e preparados com produtos de alta qualidade. Isso agregou valor a esses pratos, fazendo com que eles custassem mais do que normalmente valeria.
Essa tendência não parou por aí, agora chegou a vez dos supermercados gourmet. Essa é a mais nova tendência do varejo e que está chegando para mudar a forma como os consumidores fazem compras. Alguns supermercados, inclusive, já começaram a aderir a essa nova tendência e oferecem essa novidade para os seus clientes.
As mudanças consistem basicamente em deixar o layout do supermercado mais moderno, uma fachada mais atrativa e oferecer ao cliente uma experiência única de compra. Além disso, os produtos oferecidos em um supermercado gourmet são diferentes daqueles que estão disponíveis em um supermercado convencional.
Supermercado gourmet: conheça as principais características
Em um supermercado gourmet o cliente precisa sentir que está em um ambiente diferente dos supermercados comuns. Isso pode ser feito de diversas formas, como através de um layout diferenciado, oferecendo produtos de qualidade que ele não encontraria em outros estabelecimentos. Ainda, o atendimento personalizado é algo que poderá deixar o cliente com a sensação de exclusividade. A seguir, falaremos de cada um desses pontos.
Layout e ambiente diferenciado
O layout de um supermercado gourmet é diferenciado e você deverá prestar bastante atenção nisso. Primeiro, porque esse é um aspecto que o cliente vai perceber assim que entrar na sua loja. E, se você não for capaz de oferecer esse ambiente diferenciado e fazer com que o cliente sinta que está em um local que oferece uma experiência de compra única, dificilmente ele vai querer voltar.
A nossa dica é apostar em corredores mais largos, com produtos organizados por blocos e prateleiras mais baixas, que permitam ao cliente ver outros corredores. Aposte também em uma comunicação visual interna moderna, utilizando cores para diferenciar cada uma das sessões. Aposte na iluminação para destacar as placas indicando cada um dos setores.
Outra ferramenta para proporcionar um bom ambiente de compras é ter uma rádio personalizada. Com ela você poderá reproduzir a trilha sonora adequada para o seu público-alvo e que reflita a identidade da sua marca.
Diversidade e qualidade dos produtos
A diversidade e a qualidade dos produtos vendidos em um supermercado gourmet é um dos principais fatores que fazem com que ele seja diferente dos demais. Por isso, é preciso escolher produtos que sejam adequados.
Nos produtos gourmet os fabricantes utilizam técnicas modernas de produção, ingredientes selecionados e da mais alta qualidade. Ainda, em muitos casos, essa produção é feita de modo artesanal, ou seja, são produtos mais saudáveis e menos processados. Tudo isso contribui para agregar valor aos produtos, o que se reflete nos preços. Isso significa não apenas que você comprará dos fornecedores por um valor maior, mas também que poderá vendê-los a um preço maior. O resultado é que a sua margem de lucro aumentará.
Dentre os produtos gourmet que mais têm feito sucesso no mercado brasileiro, podemos citar:
Cafés em cápsula: só nos últimos cinco anos a venda desses produtos cresceu 20%, ficando acima da média do café em pó;
Queijos artesanais: por mais que os queijos comuns ainda sejam os mais procurados, o mercado de queijos artesanais teve um crescimento significativo nos últimos anos. Com tantos produtos de queijos artesanais no país, vale a pena investir nisso e oferecer ao seu cliente um produto único e diferenciado;
Vinhos finos: um supermercado gourmet deve oferecer uma adega que tenha uma boa diversidade de vinhos nacionais e importados;
Cervejas artesanais: a bebida caiu nas graças dos brasileiros há algum tempo e cada vez mais as pessoas preferem qualidade a quantidade. Além disso, o que não falta é diversidade de cerveja artesanal para oferecer aos seus clientes;
Cortes especiais de carne: o seu açougue pode oferecer cortes nobres variados, que sejam cuidadosamente preparados para cada cliente;
Produtos de fabricação própria: apostar na venda de produtos gourmet de fabricação própria pode ser uma excelente forma de aumentar os seus lucros. Vale destacar que os produtos devem ser preparados com os itens de alta qualidade que são vendidos na loja. Esses produtos podem ser da padaria, ou mesmo pratos prontos que o cliente pode levar para comer em casa.
Atendimento diferenciado
Em um supermercado gourmet a preocupação em oferecer a melhor experiência de compra para o cliente é grande. Afinal de contas, um cliente que procura esse tipo de negócio quer exclusividade, encontrar produtos de alta qualidade e um excelente atendimento.
Por isso, se você quiser ter um supermercado gourmet é preciso oferecer um atendimento personalizado. Isso significa ter profissionais à disposição para auxiliar e orientar o cliente no momento da compra. Por exemplo, na sessão de vinhos você deverá ter algum sommelier que conheça em detalhes cada um dos vinhos vendidos. Ele será o responsável por dizer ao cliente qual a melhor harmonização, qual a melhor temperatura para consumir o vinho e até mesmo em quais ocasiões ele é mais indicado. Algo muito semelhante poderá ser feito em todas as sessões. Como orientar o cliente qual tipo de molho combina com os cortes de frango e carne.
Fonte: listenx.com.br/blog
ALIMENTAÇÃO – MARMITAS CONGELADAS
MERCADO DE MARMITAS CRESCEU MAIS DE 130% NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS
O MEI representa hoje 94% das empresas que trabalham com alimentação para consumo domiciliar. Segmento de marmitas fitness são tendência
Nos últimos cinco anos, segundo dados do Ministério da Economia, o número de empresários do ramo de alimentação para consumo domiciliar (que corresponde às marmitas e outras refeições embaladas) cresceu expressivamente no país, passando de 102,1 mil (2014) para 239,8 mil (2019) – o que representa um crescimento de 134%.
A explicação para esse salto está principalmente na atividade dos Microempreendedores Individuais, que representavam 91,6% do total de empresários desse segmento em 2014 e que, no ano passado, passaram a responder por cerca de 94% (225,6 mil) do universo de empreendedores registrados.
Os últimos números do Portal do Empreendedor (janeiro 2020) confirmam que essa tendência se mantém forte. Apenas entre novembro (2019) e janeiro, o portal já registrou a criação de quase 3 mil novos MEI especializados na produção de alimentos para consumo domiciliar. “O Sebrae está atento a esta tendência de mercado, por isso possui um trabalho direcionado para minimizar a carga de burocracia e permitir que os empreendedores possam seguir atendendo esta demanda crescente, atuando como MEI”, explica o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
Os números confirmam a importância dessa atividade já tradicional no país como uma das alternativas mais buscadas no momento do desemprego, mas também indicam um movimento natural do mercado que busca desenvolver novos modelos de negócio que respondam à demanda de um consumidor mais exigente e seletivo, que não está necessariamente disposto a pagar muito mais por produtos de qualidade. Esse público se divide em dois grupos principais. O primeiro busca marmitas frescas e prontas para consumo, normalmente para consumir no intervalo do expediente, em geral no próprio local de trabalho. Nesse caso, há bastante espaço para marmitas mais caseiras e convencionais.
Já o segundo grupo procura marmitas congeladas nutricionalmente balanceadas e que respondam a necessidades específicas da dieta, às vezes por saúde, bem-estar ou estética, outras por restrição (ex. alergia, intolerância) ou ainda por uma opção alimentar (ex. vegetariano, vegano). Nesse caso, as marmitas muitas vezes são comercializadas em kits semanais ou mensais, que facilitam a continuidade de uma alimentação saudável ao longo do tempo proposto.
“Desde que abrimos a empresa, há dois anos, nosso faturamento cresceu de 40% a 50%”, afirma Jonathan Mota Vieira, proprietário da SER+FIT, empresa de São Paulo que faz kits de comidas saudáveis de acordo com a necessidade ou por recomendação de nutricionistas. “São pessoas que querem melhorar seus hábitos alimentares ou que trazem a receita e fazemos a alimentação como recomendado”, acrescenta Jonathan, explicando que a empresa trabalha principalmente com legumes, carnes brancas, carboidratos e vários outras fontes de proteína magra.
Diferenciação da concorrência
Os pequenos negócios do segmento de alimentação para consumo domiciliar devem estar atentos à necessidade de aumentar a produtividade e à redução de custos, sem perder de vista a importância de acompanhar as novas tendências do setor. As principais delas são a valorização da origem do produto e de ingredientes regionais brasileiros, além do aumento da sustentabilidade do negócio a partir do banimento do plástico, oferta de embalagens sustentáveis e eliminação de qualquer desperdício.
A oferta de alimentos saudáveis com elementos do vegetarianismo, que são substitutos vegetais de proteínas animais, como a carne a base de plantas, é outra tendência em alta, assim como a gourmetização.
Para quem vai entrar no mercado ou já está trabalhando no segmento de marmitas, é preciso também adotar algumas práticas que podem assegurar uma diferenciação diante da concorrência. Nesse sentido, é importante pensar na conveniência e praticidade, além de realizar operações enxutas. O uso da tecnologia também é uma tendência que deve usada como aliada, como os aplicativos de entrega ou terminais de autoatendimento.
Fonte: Revista PEGN
ALIMENTAÇÃO – QUENTINHAS
MERCADO DE MARMITAS CRESCE 134% EM 5 ANOS
Na hora do almoço ou jantar, o brasileiro não esconde: a comida caseira tem seu lugar. Prova disso é que a culinária tem sido uma forma de muitos driblarem o desemprego, fazendo crescer um mercado em potencial para este ano: o de marmitas. Entregues frescas ou congeladas, o número de vendedores de quentinhas teve um aumento de 134% no período entre 2014 e 2019, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Os dados apontam também que, em 2014, o país possuía cerca de 102,1 mil negócios de marmitas e outras refeições embaladas, enquanto que, no ano passado, esse número saltou para 239,8 mil empreendimentos. Os microempreendedores individuais (MEI) são responsáveis por boa parte do setor. Em 2014, eles correspondiam a 90% do total de empresários do ramo, em 2019, o índice foi para 94%.
Somente no período de novembro de 2019 a janeiro de 2020, o Portal do Empreendedor, do Ministério do Trabalho, registrou quase 3 mil novos MEI especializados no segmento. O analista do Sebrae Minas, Diogo Reis, atribui o crescimento a alguns fatores, como o fato de existir poucas barreiras de entrada para esse mercado. “O investimento inicial é baixo e a facilidade de operação por meio de aplicativos de pedido e entrega incentivam os empreendedores, principalmente, os que têm poucos recursos financeiros”.
Reis acrescenta que o mercado ganha fomento num momento em que o consumidor busca praticidade, sobretudo na alimentação. “As porções destinadas a todas as ocasiões de consumo são uma aposta para atender famílias cada vez menores e o aumento do número de solteiros. Ademais, o apetite dos consumidores por bem-estar é impulsionado pela necessidade de gerenciar os efeitos do estresse de uma vida acelerada e conectada”.
O analista do Sebrae Minas afirma que o segmento tem ampliado o leque de produtos que geram bem-estar e saúde como os orgânicos, integrais, sem lactose, sem glúten, etc. “Além disso, os consumidores tem procurado alimentos com alegações vegetarianas e veganas ou com benefícios funcionais, que entreguem, por exemplo, mais energia, relaxamento ou saúde intestinal”.
Contudo, para entrar no mercado, ele ressalta que não basta apenas cozinhar bem. “Deve-se encontrar um nicho que o diferencie dos demais concorrentes. É preciso atenção às expectativas: o consumidor está mais exigente e à procura de opções que passam por congelados com ingredientes naturais, pratos gourmet, embalagens de produtos que possam ser consumidos no trânsito, comida personalizada de acordo com a dieta e marcas que promovam a conexão com outras pessoas no momento da alimentação”.
O especialista destaca o serviço de delivery como forma de ampliar o negócio. “Ele é uma realidade, principalmente pela ampla utilização de aplicativos de pedido e entrega de alimentos, possibilitando uma ampla divulgação em um curto espaço de tempo. Deve, porém, ser feita uma análise criteriosa do preço de venda e das taxas cobradas por estas plataformas”.
A empresária Renata Almeida entrou no ramo há 6 meses. “Sou advogada, mas já fazia o curso de gastronomia por hobby. Quando perdi o emprego, vi a oportunidade de usar meus conhecimentos em culinária para ganhar dinheiro, já que as pessoas não tem tempo de fazer comida. Ofereço combos de marmitex congeladas para a semana toda, com isso, a pessoa tem suas principais refeições garantidas e de maneira saudável”, conta.
Essa praticidade atraiu a gerente de vendas Marilia Souza que, há cerca de 8 meses, criou o hábito de encomendar marmitas. “Eu e meu marido quase não tínhamos tempo para cozinhar e só comíamos em restaurantes. A ideia de comprar marmitas veio como forma de tentar manter uma alimentação mais caseira. No entanto, o hábito virou uma forma de economia. Não fazemos mais compra e isso nos ajuda a economizar tempo também. Geralmente, mantemos coisas para o café da manhã na dispensa, mas o almoço e a janta, compramos prontos”, conclui.
Fonte: edicaodobrasil.com.br
ALIMENTAÇÃO – RESTAURANTES
COMO ESCOLHER UM RESTAURANTE? CONHEÇA DICAS VALIOSAS
Conheça algumas dicas que vão te ajudar a saber como escolher um restaurante para comer fora
Ir para um restaurante é sempre uma experiência muito agradável, sobretudo para quem deseja saborear pratos deliciosos, diferentes e com aquele gostinho de “quero mais”, não é mesmo? Porém, você realmente sabe como escolher um restaurante?
Afinal, existem alguns estabelecimentos que, infelizmente, não são tão agradáveis e, provavelmente, não vão corresponder às suas expectativas, comprometendo sua experiência de comer fora.
A fim de ajudá-los a tomar a melhor decisão possível, neste artigo elencaremos algumas dicas valiosas sobre como escolher um restaurante para comer fora. Confira!
Localização
Como escolher um restaurante? Conheça dicas valiosas
A primeira coisa a se fazer antes de escolher um restaurante é analisar sua localização, já que esse fator é muito importante.
Diferentemente do que muitos pensam, a distância não é um fator tão preponderante, uma vez que a ida a um restaurante novo é sempre um evento e, portanto, permite andar um pouco mais para ter uma experiência gastronômica maravilhosa.
Contudo, você deve, sim, analisar a localização do estabelecimento, verificando o bairro que está situado, se é uma região segura, se tem lugar para estacionar (seja na rua ou com vallet), entre outros fatores.
Conheça os benefícios da salada e alguns pratos para experimentar
Ambiente lindo, confortável e sofisticado
Outra importante dica ao escolher um restaurante é analisar o ambiente do lugar, verificando se o espaço é, de fato, confortável, belo e, se for do seu agrado, sofisticado.
Um bom ambiente é determinante para tomar a melhor decisão possível, já que se o espaço for bonito e agradável, com certeza sua experiência será marcante e satisfatória, com chances de voltar a esse lugar.
É essencial averiguar se o espaço é higiênico também. Para isso, avalie fotos e, ao chegar no local, perceba se as mesas e talheres estão devidamente limpos.
Em suma, avalie bem o ambiente e veja se é do seu agrado e se está de acordo com suas exigências. Lembre-se: passe longe de locais que não passam uma boa imagem!
Entenda por que você deve priorizar uma boa experiência gastronômica
Cardápio bom e diversificado
O cardápio é, com certeza, um dos principais fatores, já que a comida é o coração de todo e qualquer restaurante.
Por isso, analise minuciosamente o cardápio do restaurante que escolher e veja se possui pratos bons, bem como verifique se há uma boa diversificação de receitas para experimentar.
Se você, por exemplo, está à procura de um restaurante de frutos do mar, veja se o local tem uma boa variedade de pratos à base desse tipo de alimento e se oferece receitas que não ficam somente restritas aos frutos do mar.
Afinal, dessa forma, você pode levar pessoas que não são tão fãs de frutos do mar, uma vez que elas podem experimentar outros pratos, como peixes, carnes, massas e muito mais.
Um restaurante com cardápio bom e variado, portanto, se torna mais inclusivo, agradando um número maior de pessoas.
Agora você sabe como escolher um bom restaurante!
Seguindo essas dicas, com certeza você já sabe como escolher um restaurante e tomar a melhor decisão possível.
Fonte: Blog Marettimo