Como jornalistas à frente de um veículo de comunicação digital, é comum recebermos as mais diversificadas sugestões de pauta em nossa caixa de e-mail. Uma delas chamou a atenção da nossa equipe e gerou uma reflexão que desejo compartilhar com o amigo leitor.
A mensagem foi remetida pela assessoria de imprensa de uma empresa especializada em turismo, viagens e passeios, cujo nome obviamente manteremos em sigilo, e continha no assunto a seguinte pergunta: “O que fazer no Rio de Janeiro no feriado de Corpus Christi?” Dentre as opções, estavam os mais variados rolês, desde programas esportivos como a visita aos principais estádios de futebol, passando pelas atrações culturais e gastronômicas do momento até chegar na sugestão dos principais pontos turísticos da cidade.
Tudo aparentemente normal, mas sabe quando você tem a impressão de que falta alguma coisa? E você, leitor, não sentiu a ausência de alguma atividade que devesse constar nessa lista, lembrando que se trata de um feriado religioso? Qual a sua resposta para a pergunta do e-mail?
Aqui, a conclusão filosófica a que chegamos é a de que não faz o menor sentido o cidadão paralisar a sua rotina por causa de uma festividade religiosa se ele não celebrará a razão do próprio feriado. Assim, a resposta só pode ser “rezar”!
Não se trata de proselitismo religioso, mas a lógica é simples: se o país para devido à veneração do Corpo de Cristo presente na Eucaristia (sim, é esse é o único significado do feriado), só existe coerência nessa paralisação se o cidadão dedicar parte do seu feriado para tal finalidade. Caso não, só faz sentido ele ir, no Dia Santo, para o santo e digno trabalho do dia a dia.
Claro que a assessoria de imprensa que enviou a sugestão de pauta não estava filosofando, afinal, sua função é unicamente comercial e, infelizmente, sugerir oração não ganha like, porém, dentro desse contexto comercial há uma alternativa consensual interessante. Além de estádios, museus e pontos turísticos, porque não sugerir nesse dia a visitação a belas catedrais? Além da espiritualidade e da belíssima arquitetura de muitos templos católicos, o ritual dos tapetes de sal e as multidões em movimento são fenômenos culturais incríveis!
Seja como for, com ou sem trabalho, aproveite em paz o seu feriado, de preferência refletindo sobre o sentido inerente à sua existência. Viva Corpus Christi!