A prevenção não é só feita contra a doença cárie, existe também a prevenção contra uma doença chamada endocardite bacteriana.

O que é?

A endocardite bacteriana é provocada por bactérias que existem na boca e que durante um procedimento odontológico caem na corrente sanguínea e se alojam no coração quando este já apresenta algum problema.

Os pacientes que tem maior risco de desenvolvê-la são indivíduos acometidos de alterações cardíacas, portadores ou candidatos à cirurgia para colocação de válvula cardíaca artificial.

A profilaxia pode incluir uso de antibiótico.

Antes de iniciar qualquer procedimento odontológico que provoque sangramento como extração, tratamento de canal, limpeza de tártaro, entre outros, o dentista realiza uma perfeita higienização bucal como medida preventiva para bloquear a penetração de microorganismos na corrente sanguínea.

O antibiótico deve ser receitado pelo dentista e o paciente deve tomá-lo rigorosamente para diminuir o risco de adquirir a doença.

Deixe o dentista a par de sua saúde:

Se por um lado o dentista tem condições para proteger seus pacientes, estes devem ter consciência de que devem avisá-lo e mantê-lo informado sobre a real condição de sua saúde: atitude que, infelizmente, não costuma ser tomada.

Principais doenças que devem ser comunicadas:

Comunique a ocorrência de possíveis doenças reumáticas, baixa resistência imunológica, sopros cardíacos, diabetes e se você se submete a tratamentos a base de corticosteróides, substâncias imunosupressoras e quimioterápicos.

As pessoas nessas condições devem procurar o dentista regularmente e manter os dentes e as gengivas bem tratadas.

É importante seguir as orientações do profissional, e quando o caso, fazer uso correto da medicação prescrita. O uso correto de antissépticos, a boa higienização bucal e a relação consciente entre o dentista e seu paciente são os mais fortes aliados contra a endocardite bacteriana.

Cuide-se!!!

Dra Renata Pescadinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *