Jornal da Zona Sul e Zona Norte do Rio de Janeiro

Receitas – ESTROGONOFE DA VOVÓ TETÊ E MAIS…

.

Ingredientes: um quilo de carne de primeira (filé mignon ou alcatra), picada em cubos, sal, duas colheres (sopa) de manteiga, óleo, uma colher (sopa) de farinha de trigo, uma cebola ralada ou processada, catchup, uma lata de creme de leite, molho pronto de tomate, uma cálice de conhaque (a gosto) e um pouco de champignon (a gosto).Modo de fazer: numa panela coloque um pouco de óleo e a manteiga e leve ao fogo para esquentar. Depois coloque a cebola para dourar e junte a farinha de trigo, mexendo, até ficar também dourada. Acrescente a carne picada e o sal a gosto; mexa  bem e deixe cozinhar um pouco, em fogo baixo. Depois coloque o molho de tomate e o catchup (não muito). Deixe apurar um pouco e então adicione o conhaque, risque um fósforo com cuidado e deixe flambar. Desligue o fogo e retire o fósforo. Na hora de servir coloque o creme de leite gelado e sem soro e deixe esquentar um pouco (não deixe ferver).Observação: a quantidade de creme de leite deve ser igual à de carne. Servir com arroz branco ou à piamontese e batatas fritas (tipo palha).

ARROZ À PIAMONTESE

Ingredientes: três medidas de arroz lavado, um dente de alho, óleo, sal, meia cebola ralada, duas caixas de creme de leite sem soro, duas colheres (sopa) de manteiga, três colheres (sopa) de queijo ralado ou mussarela picadinha e champignon (a gosto). Modo de fazer: faça o arroz a seu modo somente com alho. Quando ficar pronto reserve. Numa panela à parte coloque a manteiga e a cebola e refogue um pouco. Junte o arroz pronto, ponha o champignon e mexa bem. Por último adicione o creme de leite e o queijo ou mussarela, misturando tudo muito bem. Sirva quente.

PALHA ITALIANA

Ingredientes: um pacote de biscoitos de maizena (sem adição de limão), uma lata de leite condensado, uma colher (sopa) de margarina e três colheres (sopa) de chocolate em pó ou cinco de achocolatado. Modo de fazer: leve ao fogo uma panela com a margarina para derreter. Retire do fogo e junte o leite condensado e o chocolate ou achocolatado. Torne a levar ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela. Retire do fogo e junte o biscoito bem picado; misture bem. Unte um refratário com margarina e espalhe toda a massa, espere esfriar e parta em quadrados.

SORVETE CREMOSO

Ingredientes: duas latas de leite condensado, três caixas de creme de leite com soro e quatro colheres (sopa) bem cheias de chocolate em pó. Modo de fazer: coloque todos os ingredientes dentro de um pote de dois litros destinado a sorvete, vazio e limpo, e bate bem com a batedeira até ficar cremoso. Tampe bem e leve ao congelador. Observação: se quiser de coco substitua o chocolate por um coco fresco ralado ou dois pacotes de coco em fita. Se quiser de frutas substitua o chocolate por frutas batidas e acrescente alguns pedaços da fruta.                                           

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *