O livro Área Verde do Colégio Pedro II – espaço de desafios narra como se deu o processo de recuperação e de revitalização de uma área verde de 9.000 metros quadrados existente em um dos campi do Colégio Pedro II, renomada, conceituada e quase bicentenária instituição federal de ensino, que se localiza no Estado do Rio de Janeiro e integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Relata o que o Colégio Pedro II foi capaz de criar, de inovar e de realizar neste espaço do terreno do Complexo Escolar de São Cristóvão, no período de 2001 a 2007, tendo em vista que, enquanto uma instituição pública de ensino e consciente da sua responsabilidade social em defesa da preservação do Meio Ambiente, o Colégio não poderia omitir-se frente a este desafio, o que culminou com a integração do processo de revitalização da extensa área verde ao cotidiano da própria prática pedagógica da instituição.

A experiência narrada demonstra e afirma a importância e o valor da pesquisa (Iniciação Científica) e das atividades extensionistas integradas ao ensino e presentes no cotidiano da Escola Básica, como forma de se conferir mais qualidade à formação de jovens alunos. E no seu último capítulo, apresenta ao leitor Um novo olhar para o Espaço Área Verde do Colégio Pedro II, através de inovadoras perspectivas arquitetônicas e científicas, realizações estas, que certamente também demandarão futuros desafios que ainda estão por acontecer.

Esta empreitada científico-pedagógica teve início no ano 2001, na gestão do Professor Wilson Choeri – Diretor-Geral do CPII – quando o Colégio Pedro II, sempre com o compromisso de formar pessoas cada vez mais engajadas com questões socioambientais, criou o Projeto Área Verde – um espaço de desafios, sob a coordenação da Professora Doutora Marise Maleck, na ocasião pertencente ao Departamento de Biologia e Ciências do CPII, e hoje aposentada.

A partir do maravilhoso trabalho de educação ambiental desenvolvido pelo Projeto Área Verde/CPII, no ano 2004, com a criação do SEPEC/SE – Setor de Pesquisa, Extensão e Cultura pertencente à Secretaria de Ensino do CPII -surgiu o primeiro Programa de Iniciação à Pesquisa Científica (IPC) da instituição.

Através do Programa IPC – Área Verde/CPII, jovens alunos do Ensino Médio desenvolveram estudos e investigações nas áreas de Botânica, Microbiologia e Recuperação do Solo, Ecologia e Educação Ambiental. A iniciativa científica e pedagógica teve tal importância e sucesso fora dos muros do Colégio, que chegou a receber o primeiro lugar do Prêmio MEC/ UNESCO de 2005. E ainda, posteriormente, deu origem ao Curso de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Colégio Pedro II, o Curso Técnico em Meio Ambiente.

Os autores da presente obra estiveram juntos, portanto, há 20 (vinte) anos atrás, atuando nesta profícua parceria que teve lugar no Colégio Pedro II. De forma inédita e inovadora, eles mostraram ser possível e de inestimável valor se integrar Ciência e Educação no interior da própria Escola Básica; buscando no caso específico deste Projeto e Programa de Iniciação Científica, aproximar os alunos de alguns valores essenciais, tais como o respeito à Natureza, a valorização e a preservação do Meio Ambiente e dos patrimônios históricos e culturais, a ética e a cidadania planetária, a sensibilidade ao lidar com a terra, a estética que o verde e os seus habitantes naturais têm o poder de despertar em nós seres humanos, a curiosidade, a criatividade, como também, buscando levar alunos ao desenvolvimento de um pensamento e raciocínio crítico e analítico reflexivo de base científica, sempre partindo de experimentações ativas, dinâmicas e participativas, a partir das quais eles pudessem indagar e propor soluções.

A ideia deste livro teve início quando em maio do ano 2018, a arquiteta e urbanista Isabela Dominguez Gonzalez, servidora do Colégio Pedro II, lotada na Diretoria de Engenharia, Contratos e Fiscalização Administrativa da Pró-Reitoria de Administração, e mestranda em Arquitetura Paisagística pelo PROURB/FAU/UFRJ, recorreu ao Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II – NUDOM, interessada em realizar pesquisa sobre o conhecido Horto Botânico do Colégio Pedro II.

Encontravam-se nesta ocasião no NUDOM/CPII, a Professora Vera Maria Ferreira Rodrigues e a Bibliotecária Elisabeth Monteiro da Silva – que escrevem o Prefácio da obra. Estas apresentaram a documentação existente no acervo, e com a vivência de décadas de trabalho no CPII, além de integrantes da equipe institucional que redigira a valorosa obra intitulada Memória Histórica do Colégio Pedro II: 180 anos de História na Educação do Brasil (2018),sugeriram à arquiteta Isabela Gonzalez, que para obter maiores informações sobre o assunto, fizesse contato com a Professora Marise Maleck, responsável pela revitalização e desenvolvimento do conhecido Horto Botânico, através do memorável Projeto Área Verde.  A partir de então, iniciou-se uma parceria acadêmica entre ambas. E motivada por essa parceria, a Professora Marise Maleck restabeleceu contato com as pessoas que tiveram atuação relevante por ocasião do Projeto Área Verde do Colégio Pedro II – o engenheiro agrônomo da Embrapa Solos, Claudio Lucas Capeche, a fotógrafa Maria Lúcia da Rocha Ferreira e a professora Elaine de Souza Jorge, que fora a Chefe do Setor de Pesquisa, Extensão e Cultura (SEPEC), pertencente à Secretaria de Ensino do CPII. Durante todo o tempo de criação do livro, a Professora Vera Maria e a Bibliotecária Elisabeth, estiveram junto ao grupo, orientando, sugerindo e facilitando o árduo trabalho de recuperação do valioso acervo iconográfico e da rica memória histórica que o livro apresenta e oferece aos leitores interessados.

Registra-se e destaca-se também neste livro a importância que teve o SEPEC/SE – setor idealizado e criado em 2004 pelo Professor Wilson Choeri, ocasião em que ele também convidara a Professora Vera Maria para ser a Secretária de Ensino do CPII – para a consolidação e fomento dos Projetos de Iniciação Científica implantados na instituição. O SEPEC/SE foi a celula mater da Diretoria de Pós-Graduação e Pesquisa e da Diretoria de Extensão e Cultura, criadas em 2010, na gestão da Professora Vera Maria como Diretora-Geral. Estas duas Diretorias, por seu turno, foram convertidas, respectivamente, na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, em 2012, por ocasião da equiparação do Colégio Pedro II aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. E, posteriormente, em 2013, essas duas Pró-Reitorias foram reunidas na atual Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura – PROPGPEC.

A estrutura do livro idealizada pelo grupo, em virtude da atuação de seus diferentes integrantes no projeto, resultou em seis capítulos, assim distribuídos:

1. Programas de Iniciação Científica – a pesquisa como princípio educativo na escola básica;

2. Projeto Área Verde – um espaço de desafios;

3. O Programa de Iniciação à Pesquisa Científica Área Verde: IPC – Área Verde/CPII;

4. A pesquisa científica e o ensino de mãos dadas para promover a educação ambiental: parceria que dá certo;

5. A Fotografia no Horto: Estética Verde;

6. Um novo olhar para o Espaço Área Verde do Colégio Pedro II.

Pensando em enriquecer os debates sobre o tema nos dias atuais, além, é claro, de registrar parte da memória histórica do Colégio, que já se aproxima do bicentenário, os autores convidam então o leitor a conhecer sobre o Espaço Área Verde do CPII, desde a sua revitalização repleta de desafios na virada do terceiro milênio, até o que este Espaço ainda pode vir a ser e a realizar nos dias atuais e em futuro bem próximo. E dedicam a presente obra in memoriam, ao inesquecível Professor Wilson Choeri, que tendo passado uma vida inteira no CPII – inicialmente como Aluno, depois Professor, Secretário de Ensino, e por fim Diretor-Geral do Colégio – foi o grande idealizador e incentivador desta empreitada científico-pedagógica, assim como de muitas outras, e graças a quem este trabalho um dia foi possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *