“A odontologia começou pelas extrações, evoluiu para os tratamentos curativos e chegou a sua plenitude através da prevenção”.

Ela vem passando por importantes modificações nestes últimos anos. A descoberta das bactérias como causadoras da cárie dental e da doença periodontal trouxe uma mudança radical na filosofia do tratamento odontológico. Prevenir é a ordem!!!

O aumento da preocupação das pessoas com a saúde em geral tem produzido um grande estímulo para a introdução da prevenção na odontologia, que já passou por diversos estágios. Primeiramente tiravam-se os dentes, pois a preocupação principal era a eliminação da dor. Posteriormente veio a odontologia curativa, em que obturar dentes era o tratamento principal. O ciclo repetitivo das restaurações já demonstrou que não traz soluções, pois trata-se a conseqüência e não a causa do problema, pois a doença cárie não é apenas uma cavidade, ela é caracterizada pela presença de bactérias cariogênicas, má higiene bucal, dieta com consumo de açúcar freqüente e doenças gerais que desequilibram o meio bucal.

Com a valorização da saúde, nós priorizamos o tratamento da causa da doença cárie, que só possível com um tratamento global que envolva mudanças de hábitos alimentares e de higiene, tratamento das doenças gerais, bem como o contato com o flúor. A decisão de apenas restaurar dentes nunca é a solução se essa decisão não vier acompanhada de procedimentos preventivos.

Sempre que restaurar um dente pergunte ao profissional quais as formas de conservar a restauração, eliminando ou controlando a doença cárie. Só assim você estará dando um passo para o futuro e usufruindo da odontologia do século XXI.

A saúde dental de sua família merece atenção especial e manter dentes bonitos e gengivas saudáveis deve ser uma preocupação constante.

Até a próxima; Dra. Renata Pescadinha.

A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.