Jornal de Bairros – Zona Sul e Grande Tijuca

MEMÓRIA DO ESPORTE – CAMPEÃO CARIOCA DE FUTEBOL

Esse clube fez bem mais do que apenas ter revlado Ronaldinho Fenômeno. “São Cristóvão, campeão carioca de 1926, muito em breve será outra vez”. Esse foi o lema adotado durante muito tempo pelo simpático clube da Zona Norte do Rio.

Naqueles idos, anos 1920, o São Cri Cri, como é carinhosamente chamado, figurava no rol dos grandes clubes e conquistou o título carioca de maneira brilhante.

Tirando os chamados grandes, até hoje apenas ele e o Paysandu conquistaram o campeonato do Rio.

Antes da glória máxima, o clube já havia sido campeão, em 1918, do Torneio Início, tradicional campeonato disputado no começo do século passado.

Vale ressaltar que o São Cristóvão cedia muitos atletas para a Seleção Brasileira, realizava jogos internacionais, tinha muitos torcedores e era temido pelos outros clubes, pois sempre revelava grandes jogadores e tinha ótimos times. Era, sim, um grande clube!

O campeonato de 1926 foi conquistadobrilhantemente, com 14 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Vários grandes foram goleados. O Botafogo perdeu de 6×3, o Fluminense de 4×2 e o Flamengo duas vezes, 5×0 e 5×1. O São Cristóvão já usava seu tradicional uniforme branco. Aliás, a agremiação não possui fardamento reserva, fato único no futebol mundial.

Quem o enfrenta, caso jogue de branco, tem que usar o segundo uniforme. Além da glória de 1926, o São Cristóvão conquistou outros torneios. Foi campeão do Torneio Início em 1918, 1928, 1933 e 1937, do Torneio Municipal, em 1943, além de ter sido vice-campeão carioca em 1934 e de ter feito o artilheiro do campeonato em 4 oportunidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *