Jornal de Bairros – Zona Sul e Grande Tijuca

DENTISTA PARA CRIANÇAS – PODE USAR FIO DENTAL EM CRIANÇA?

Talvez essa seja uma das perguntas mais feitas no consultório.

E a resposta é SIM!

O fio dental é considerado um avanço contemporâneo para a higiene bucal. Apesar de existirem evidências que comprovem que ele não é capaz de prevenir a cárie, seu uso é indispensável para uma higiene bucal adequada.

Somente o fio dental écapaz de promover a limpeza dos espaços entre os dentes, onde a escova não é capaz de chegar, promovendo a remoção do biofilme (placa bacteriana) e restos alimentares.

Não usar o fio dental pode ocasionaraparecimento de gengivite (que é a  inflamação  das gengivas) e cárie.

Existem diversos tipos de fios dentais, no entanto a maioria disponíveis no mercado é feita de “nylon”, mas também pode ser encerado ou não. Existem modelos em fio (formato arredondado) e em fita (formato achatado). Existem fios que esticam, os elétricos e em forquilha (nesse modelo o fio dental é colocado em um cabo ou já vem pronto com um pedaço de fio “preso numa haste”, facilitando o seu uso).

O fio dental em forquilha éamplamente indicado para algumas crianças, (bebes principalmente e pré-escolares)e pacientes que apresentem dificuldades motoras. As forquilhas compradas já prontas (fios dentais montados) são descartáveis e devem ser jogadas fora após seu uso. Seu manuseio é fácil, porém, seu uso por longo tempo pode não promover o estimulo ao desenvolvimento da motricidade da criança, já que não exige a melhorar de suas habilidades motoras. Já para pessoas com limitações físicas e/ou motoras, como por exemplo, paralisia cerebral, é uma excelente opção a ser usada pelos cuidadores.

Vale relembrar que todos esses “modelos” devem ser usados de modo a promover o hábito, buscando sempre a evolução para o uso do fio dental tradicional. No entanto, independente do “modelo” maisadequado a ser usado em determinado  momento, o mais importante é  APRENDER O USO  CORRETO DO FIO DENTAL COM  UMA ODONTOPEDIATRA, desta maneira se evita a ineficiência pelo seu uso incorreto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *