
Talvez essa seja uma das perguntas mais feitas no consultório.
E a resposta é SIM!
O fio dental é considerado um avanço contemporâneo para a higiene bucal. Apesar de existirem evidências que comprovem que ele não é capaz de prevenir a cárie, seu uso é indispensável para uma higiene bucal adequada.
Somente o fio dental écapaz de promover a limpeza dos espaços entre os dentes, onde a escova não é capaz de chegar, promovendo a remoção do biofilme (placa bacteriana) e restos alimentares.
Não usar o fio dental pode ocasionaraparecimento de gengivite (que é a inflamação das gengivas) e cárie.
Existem diversos tipos de fios dentais, no entanto a maioria disponíveis no mercado é feita de “nylon”, mas também pode ser encerado ou não. Existem modelos em fio (formato arredondado) e em fita (formato achatado). Existem fios que esticam, os elétricos e em forquilha (nesse modelo o fio dental é colocado em um cabo ou já vem pronto com um pedaço de fio “preso numa haste”, facilitando o seu uso).
O fio dental em forquilha éamplamente indicado para algumas crianças, (bebes principalmente e pré-escolares)e pacientes que apresentem dificuldades motoras. As forquilhas compradas já prontas (fios dentais montados) são descartáveis e devem ser jogadas fora após seu uso. Seu manuseio é fácil, porém, seu uso por longo tempo pode não promover o estimulo ao desenvolvimento da motricidade da criança, já que não exige a melhorar de suas habilidades motoras. Já para pessoas com limitações físicas e/ou motoras, como por exemplo, paralisia cerebral, é uma excelente opção a ser usada pelos cuidadores.
Vale relembrar que todos esses “modelos” devem ser usados de modo a promover o hábito, buscando sempre a evolução para o uso do fio dental tradicional. No entanto, independente do “modelo” maisadequado a ser usado em determinado momento, o mais importante é APRENDER O USO CORRETO DO FIO DENTAL COM UMA ODONTOPEDIATRA, desta maneira se evita a ineficiência pelo seu uso incorreto.