Jornal de Bairros – Zona Sul e Grande Tijuca

CURIOSIDADES

1º DE ABRIL: DIA DA MENTIRA

Quem pensa que o dia da mentira só existe no Brasil está muito enganado. A origem vem da França, quando o Rei Carlos IX instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Antes disso, a festa de ano novo era comemorada no dia 25 de março e terminava uma semana após, justamente em 1º primeiro de abril.

Mas as pessoas mais tradicionais e menos flexíveis da época continuaram a comemoração na data antiga. Os adeptos da nova data brincavam com os tradicionais e o dia 1º de abril se tornou o dia da mentira.

DIA MUNDIAL DO COMBATE

AO CÂNCER

No dia 8 de abril acontece o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data com objetivo de chamar a atenção de líderes políticos e da sociedade para o crescimento dos índices da doença.

O câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado das células. Tem causas variadas, podendo surgir de fatores externos, como o ambiente e hábitos do dia a dia; ou fatores internos, na maioria das vezes geneticamente predeterminados. Os fatores externos são causa de aproximadamente 80 a 90% dos casos da doença.

Especialistas creem que alguns fatores de risco são causadores de alguns tipos de tumores malignos, sendo o principal fator o tabagismo, seguido de consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, dieta pobre em fibras, vida sedentária e obesidade. Os estudiosos afirmam que quanto mais cedo for diagnosticado o problema, maiores são as chances de cura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *