10 dicas essenciais para não ter pequenos ou grandes sustos com a parte elétrica da sua residência.
Texto começa após a publicidade
Perda de equipamentos eletrônicos, blackout e até mesmo incêndios. Manter a parte elétrica de uma casa em boas condições é fundamental para garantir a segurança e o bom funcionamento dos aparelhos e dispositivos. A seguir, estão 10 dicas que podem ajudar donas de casa a cuidar melhor da eletricidade em suas residências, além dos riscos associados a não segui-las:
1. Contrate um Eletricista Qualificado
- Risco: Realizar serviços elétricos sem a ajuda de um profissional qualificado pode resultar em instalações mal feitas, curtos-circuitos e até incêndios. Além disso, há risco de choque elétrico durante a execução de reparos.
2. Verifique a Capacidade do Quadro de Distribuição
- Risco: Se o quadro de distribuição não for adequado à demanda de energia, pode ocorrer uma sobrecarga no sistema elétrico, resultando em queima de aparelhos, falhas no fornecimento de energia e potencial risco de incêndio.
3. Não Sobrecarregue as Tomadas
- Risco: O uso excessivo de adaptadores ou “Tês” pode sobrecarregar as tomadas, causando superaquecimento. Isso pode derreter fios, provocar curto-circuitos e, eventualmente, resultar em incêndios.
4. Atenção aos Sinais de Problemas Elétricos
- Risco: Ignorar sinais como cheiro de queimado, faíscas ou disjuntores que desarmam frequentemente pode levar ao agravamento dos problemas elétricos, culminando em incêndios ou falhas graves no sistema elétrico.
5. Mantenha a Fiação em Bom Estado
- Risco: Fios desgastados, descascados ou expostos são vulneráveis a curtos-circuitos, choques elétricos e incêndios. Eles também podem causar interrupções no fornecimento de energia para partes da casa.
6. Use Equipamentos de Proteção
- Risco: Manusear componentes elétricos sem a devida proteção pode resultar em choques elétricos, que podem ser fatais. Além disso, há risco de lesões graves ao manipular fios ou aparelhos energizados sem desligar a energia.
7. Instale Dispositivos de Proteção Contra Surtos
- Risco: Sem dispositivos como DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos), seus aparelhos eletrônicos ficam vulneráveis a picos de energia, que podem danificá-los irreversivelmente. Isso pode acarretar em custos elevados para a substituição de equipamentos queimados.
8. Faça a Manutenção Periódica
- Risco: A falta de manutenção periódica pode resultar no desgaste oculto de componentes elétricos, levando a falhas inesperadas, curtos-circuitos e até incêndios. A manutenção preventiva é essencial para identificar e corrigir problemas antes que se tornem críticos.
9. Cuidado com a Água e a Eletricidade
- Risco: Manusear aparelhos elétricos em locais úmidos ou com as mãos molhadas pode resultar em choques elétricos graves, que podem causar queimaduras, lesões internas ou até mesmo morte por eletrocussão.
10. Invista em Equipamentos de Qualidade
- Risco: Produtos elétricos de baixa qualidade podem não atender aos padrões de segurança, resultando em maior propensão a falhas, curtos-circuitos e incêndios. Equipamentos inferiores também tendem a ter uma vida útil mais curta, aumentando os custos a longo prazo.