Bom, ao menos os partidos já escolheram os seus representantes para a disputa do cargo máximo do poder executivo da cidade. Confira os nomes que lutarão pelo seu voto.
Nas eleições de 2024 para a Prefeitura do Rio de Janeiro, a disputa está se delineando com uma variedade de candidatos, mas o ex-prefeito Eduardo Paes se destaca como o grande favorito. No próximo dia 6 de outubro e novamente em 27 do mesmo mês, mais de 5 milhões de eleitores cariocas terão a chance de decidir quem será o próximo prefeito e vice-prefeito da cidade, que é o segundo maior colégio eleitoral do país.
Com o prazo para registro das candidaturas se aproximando, todos os partidos já definiram suas estratégias e alianças. Até 15 de agosto, a lista oficial dos candidatos será enviada à Justiça Eleitoral, estabelecendo o cenário eleitoral com poucas possibilidades de mudanças drásticas, embora ajustes possam ocorrer ao longo da campanha, como possíveis desistências.
Eduardo Paes, ex-prefeito que já governou o Rio de Janeiro com grande popularidade, é amplamente considerado o candidato com mais chances de sucesso. Paes concorre pelo PSD e lidera a coligação É o Rio Seguindo em Frente, que inclui partidos como PDT, Solidariedade, Podemos, Avante, Agir, PSB, PRD, DC, e a Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV). Sua experiência e sua gestão anterior fazem dele o favorito absoluto nas pesquisas e análises políticas.
Além de Paes, o quadro eleitoral é composto por uma série de outros candidatos e suas respectivas coligações:
Alexandre Ramagem (PL), que lidera a coligação Coragem para Mudar, formada por PL, MDB e Republicanos.
Carol Sponza (Novo), representando o partido Novo.
Cyro Garcia (PSTU), pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado.
Henrique Simonard (PCO), pelo Partido da Causa Operária.
Juliete Panjota (UP), do Unidade Popular.
Marcelo Queiroz (PP), pela coligação O Rio Tem Opção, que inclui PP e a Federação PSDB-Cidadania.
Rodrigo Amorim (União Brasil), com a coligação Força Para Mudar, formada pelo União Brasil, Mobiliza e PRTB.
Tarcísio Motta (PSOL), que concorre com a coligação O Rio Merece Mais, que inclui a Federação PSOL/Rede Sustentabilidade e o PCB.
Embora a competição seja intensa, a liderança consolidada de Eduardo Paes faz dele o candidato a ser batido nas próximas eleições. Seu retorno à cena política carioca é visto com grande expectativa, e ele continua a ser o preferido entre os eleitores e analistas políticos.