Com mais de 1,7 mil palestrantes, o evento de inovação e tecnologia acontece entre os dias 3 e 6 de outubro, no Píer Mauá, no Centro do Rio. Xuxa, Kondzilla, Luciano Huck, Anitta, Marc Randolph, Clara Moneke e Monique Evelle são algumas das atrações. Edição anterior da Rio Innovation Week
Divulgação
A terceira edição do Rio Innovation Week 2023, um dos maiores eventos de tecnologia da América Latina, chega ao Rio nesta terça-feira (3), no Píer Mauá, no Centro. O g1 preparou uma lista com 20 motivos para você não perder a oportunidade.
Com mais de 1,7 mil palestras na programação, o evento tem como compromisso o incentivo a tecnologia e inovação como impulsionadores de novos negócios. Entre terça e sexta-feira (6), o Rio Innovation Week conta com a participação de nomes como Kondzilla, Luciano Huck, Anitta, Marc Randolph, Clara Moneke, Monique Evelle e Eduardo Kobra.
Inteligência Artificial na indústria, nos museus, no governo e mais: Rio Innovation Week tem programação completa sobre o tema
Serão 30 conferências simultâneas, com a participação de mais de 350 empresas, instituições de pesquisa e experiências. Tudo isso em um espaço com cerca de 60 mil metros quadrados. Os organizadores esperam que mais de 130 mil pessoas passem pelo local.
Confira a lista com os 20 motivos para você não perder o Rio Innovation Week 2023:
1 – Marc Randolph (Netflix)
Uma das presenças mais aguardadas da terceira edição do Rio Innovation Week é a do fundador e o primeiro CEO da Netflix, Marc Randolph. A palestra do empreendedor está confirmada para a sexta-feira (6), às 15h, quando ele vai abordar o tema “Isso Nunca Vai Funcionar: o nascimento da Netflix e a incrível vida de uma ideia”.
Na ocasião, ele pretende abordar os principais momentos de sua jornada na plataforma de streaming de vídeos, além de abordar assuntos como empreendedorismo, inovação, liderança e cultura empresarial.
Marc Randolph também fundou outras sete startups de sucesso, além de orientar e investir em empreendedores emergentes.
Marc Randolph
Divulgação
2 – Anitta
Dona do Melhor Videoclipe Latino de 2023, segundo o Video Music Awards (VMA), Anitta é uma das artistas que mais se adaptaram as novas ferramentas da tecnologia para desenvolver seu trabalho como cantora. A artista estará presente no Rio Innovation Week, com uma palestra na quarta-feira (04), às 11h.
Depois de participar de grandes eventos internacionais, como o Brazil Conference at Harvard & MIT, nos Estados Unidos, Anitta apresenta para a plateia brasileira o seu conhecimento sobre inovação, empreendedorismo e como a tecnologia e o desenvolvimento do streaming abriram um mundo de novas oportunidades para os artistas e para a música.
Desde 2014 Anitta gerencia sua própria carreira e dita o caminho de seus negócios. Além do prêmio do VMA desse ano, com o clipe da música “Funk Rave”, a cantora também levou o título de Melhor Videoclipe Latino em 2022, com “Envolver”, música que também pôs a carioca no topo global do Spotify.
Anitta
Divulgação
3 – Margareth Dalcolmo
A presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcolmo, foi uma das vozes mais atuantes em favor da vacinação durante a pandemia da Covid-19 em todo o país. Atual embaixadora do movimento nacional pela vacinação, a cientista estará no Rio Innovation Week, na quarta-feira (4), às 17h, no palco Impact For Change.
Margareth Dalcolmo apresentará o tema “Como o Negacionismo Afetou o Controle da Pandemia e o que Aprendemos com Isso”. Ela estará no palco com a Secretária Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Tatiana Roque, que pretende falar dos aprendizados sobre o período pandêmico no Brasil e o que está sendo feito para combater o persistente negacionismo na ciência.
4 – Rodrigo Santoro e Igor do Flow
O encontro entre o ator consagrado no Brasil e nos EUA, Rodrigo Santoro, e o cofundador dos Estúdios Flow e apresentador do Flow Podcast, pioneiro no cenário de videocasts no Brasil, Igor Coelho, será uma das atrações do evento de inovação.
O Rio Innovation Week recebe a dupla na próxima quinta-feira (5), às 13h30, para um papo sobre as produções no cinema e o desenvolvimento de novas plataformas digitais, suas múltiplas oportunidades e os novos canais de distribuição de conteúdo.
Rodrigo Santoro
Divulgação/Divulgação
5 – Symbiosis (Experiência de realidade virtual)
Já imaginou como você seria no ano de 2223? Essa é a proposta da Symbiosis, uma experiência inédita no Brasil, que usa a realidade virtual como ferramenta teatral, filosófica e multissensorial.
Com a ferramenta, o espectador poderá se ver 200 anos no futuro, nas ruínas de um Antropoceno inóspito, depois das alterações climáticas terem mudado o mundo de forma irreconhecível. Mas esse não é o único cenário possível de observar com a novidade.
Desenvolvido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, a Symbiosis também foi apresentada esse ano na conferência South by Southwest (SXSW), nos Estados Unidos.
No Rio Innovation Week, cada participante vai encarnar uma realidade pós-humana ou mesmo não-humana: uma relação humano-animal ou humano-tecnológica completamente simbiótica. O visitante é simultaneamente espectador e performer, pois ao escolher uma das histórias e selecionar um personagem e um papel no mundo global da Symbiosis, todos passam a desempenhar papéis diferentes nas vidas individuais uns dos outros.
Segundo os desenvolvedores, cada experiência explora os cinco sentidos, acompanhada de um vestuário robótico macio que permite várias manipulações e interações corporais. O paladar é aguçado com snacks, totalmente vegetarianos, concebidos pelos chefs do restaurante Holandês Karpendonkse Hoeve, premiado com uma estrela Michelin.
As inscrições serão abertas diariamente no dia anterior às 10h no site sympla com horário marcado. Os inscritos precisam chegar 10 minutos antes na atração, que terá uma fila de no show.
6 – Alex Osterwalder
O idealizador do modelo de negócio da plataforma Canva estará no Rio Innovation Week desse ano, para a palestra “Libertando a Inovação: Um Mapa para Empreendedores, Inovadores e Líderes”, na quinta-feira (5), às 15h.
Alex Osterwalder criou um dos modelos de negócios mais usados no mundo, uma ferramenta prática que conta com a confiança de empresas líderes globais em seus seguimentos.
Ele é autor best-seller, fundador e CEO da Strategyzer e um dos especialistas mais influentes do mundo em estratégia e inovação. No mesmo dia, às 17h, ele estará na livraria Blooks, no Armazém Kobra, autografando seu livro.
Alex Osterwalder
Divulgação
7 – Mais realidade virtual
As ferramentas de realidade virtual estão cada vez mais populares. No Rio Innovation Week 2023, uma das experiências é com o jogo Eggscape, onde os jogadores são ovos lutando para sobreviver em um mundo cheio de inimigos.
Através dos equipamentos, os participantes podem enxergar o mundo real e interagir com o ambiente, criando níveis e aventuras únicas – você pode jogar sozinho ou com os amigos.
O jogo foi criado pela 3dar, empresa argentina que pela primeira vez faz uma ativação no Brasil.
8 – Graça Machel
A ex-primeira-dama da África do Sul e viúva de Nelson Mandela, Graça Machel, dará uma palestra às 13h30, de sexta-feira (6), na Plenária RIW.
Aos 77 anos, ela já foi professora e lutou com a Frente de Libertação de Moçambique – Frelimo durante a Luta Armada da Libertação Nacional, trará uma bagagem riquíssima em experiências de liderança, sociedade e negócios.
Graça Machel defende ações pelas crianças e pelo empreendedorismo de mulheres, em territórios mais humildes e com menos investimentos de educação e saúde.
Graça Machel
Divulgação
9 – Palco Back2Black
Uma das novidades da edição 2023 do Rio Innovation Week é o palco Back2Black. O espaço pretende levantar assuntos como desenvolvimento econômico, empreendedorismo, inovação, negócios e cultura preta.
O objetivo é reunir um elenco de grandes personalidades no sentido de fomentar temas e discussões e gerar oportunidades com as pautas raciais no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo. Entre os assuntos: empreendedorismo social, a economia das comunidades, a cultura e o entretenimento conduzidos por líderes da cultura Preta do Brasil e do mundo.
A programação conta com o escritor angolano, José Eduardo Agualusa, os irmãos Claudio e Fabio Miranda, do Instituto Favela da Paz, de São Paulo, Aline Torres, Secretária de Cultura de São Paulo, Pamela Carvalho, Coordenadora da Rede da Maré, Rodrigo França, diretor de cinema e teatro, entre outros.
José Eduardo Agualusa
Divulgação
10 – Marcelo Gleiser
Físico e um dos profissionais de maior impacto no pensamento contemporâneo brasileiro e mundial, Marcelo Gleiser está confirmado no evento, com a palestra “Ciência, Espiritualidade e o Futuro da Humanidade”, que acontece na quinta-feira (5), às 17h, no palco Impact For Change.
11 – Nelson Motta
Um dos nomes mais respeitados e influentes da produção musical no Brasil, Nelson Motta também vai participar do Rio Innovation Week. Ele estará no espaço Music Forward – Pop Tech, na quarta-feira (4), às 14h.
Conduzido por Guilherme Guedes, jornalista do Multishow, o bate-papo promete revelar os insights e histórias fascinantes de uma carreira icônica e os segredos por trás dos sucessos e experiências únicas de Nelson Motta. A conversa vai mergulhar nas profundezas da música, cultura e muito mais.
12 – Tanya O’Callaghan
A irlandesa Tanya O’Callaghan, baixista do Whitesnake e ativista dedicada a causas ambientais, dos animais e humanitárias também é nome certo no evento no Píer Mauá.
Sua palestra “Highway to Health: Mudar os pratos, muda o mundo!” acontecerá na quinta-feira (05), às 19h30, na Plenária RIW.
Tanya pretende destacar os desafios do ecossistema global e promover escolhas positivas para os consumidores no seu dia a dia. A baixista também é co-criadora e apresentadora do programa “Highway to Health”, que aborda questões ambientais e alimentares e seu impacto no mundo.
Tanya O’Callaghan
Divulgação
13 – Talk Show com investidores e empreendedores
Na edição desse ano, Camila Farani, que é embaixadora do RIW, terá um palco exclusivo, no formato talk show, onde vai receber grandes investidores e empreendedores para conversas sobre desafios, como identificar um potencial negócio, como apresentar sua proposta.
Entre os confirmados estão: a empreendedora Monique Evelle, que acumula realizações que estão mudando os rumos dos negócios de tecnologia no País e membro do Conselho Jovem do Pacto Global ONU; as empresárias Sarah Andrade, fundadora da Opya Jóias, loja virtual que hoje conta com mais de 60 mil seguidores nas redes sociais, e Natalia Beauty, fundadora e CEO do Natalia Group, referência mundial em nano pigmentação que apresentou um faturamento de R$ 30 milhões no ano de 2022.
Outro destaque confirmado é o empresário e professor Aaron Ross, responsável pelo desenvolvimento da metodologia Receita Previsível, que revolucionou o processo de vendas da ‘Salesforce’, fazendo com que a receita da empresa fosse de US$ 5 milhões para US$100 milhões.
Camila Farani
Divulgação
14 – Nathalia Arcuri
Nathalia Arcuri, uma inspiração para quem atua no campo das finanças e do empreendedorismo feminino, estará no Rio Innovation Week 2023, com uma palestra na terça-feira (3), às 12h30, na Plenária RIW.
Fundadora e CEO da Me Poupe!, o maior canal de finanças do mundo e pioneiro na criação do conceito de entretenimento financeira, Nathalia também é autora best-seller. Ela foi a única influenciadora brasileira a ser convidada para o fórum econômico mundial 2020, em Davos, e no ano seguinte, uma das únicas mulheres indicadas como integrante do programa Young Global Líder, da turma de 2021.
15 – João Branco
Ex-vice-presidente de marketing do McDonald’s e reconhecido como um dos dez melhores profissionais da área no Brasil, segundo a Forbes, João Branco estará no evento com a palestra “Muito além do Big Mac”, na quarta-feira (4), às 16h30.
João é professor e colunista na Exame e UOL. Autor do livro best-seller “Dê Propósito”, ele é um dos executivos mais influentes do Brasil.
16 – Xuxa e o veganismo
Com a palestra “O Futuro é vegano”, a apresentadora Xuxa também marca sua presença no Rio Innovation Week desse ano. A rainha dos baixinhos sobe ao palco na sexta-feira (6), às 17h.
No meio dos diversos temas sobre a sobrevivência do planeta e práticas mais sustentáveis, é inegável que o veganismo ganhou força e muitos adeptos. Em sua palestra, Xuxa vai contar seu lado pessoal, de celebridade a empresária, e o que mudou na sua vida depois de se tornar vegana.
Xuxa
Divulgação
17 – Agro RIW Tech
Como será a agricultura no futuro? Essa é a pergunta que o espaço Agro RIW Tech pretende responder durante o Rio Innovation Week.
O local será palco para discussões sobre tecnologias, modelos de negócios, o impacto da inovação e de novas ferramentas em uma atividade tão ligada ao meio ambiente.
Com o objetivo de conectar produtores agrícolas de diferentes segmentos e tamanhos com desenvolvedores de tecnologia capazes de revolucionar de forma responsável a utilização do campo, o Agro RIW Tech espera impulsionar o mercado agrícola brasileiro.
Um dos destaques é a forte presença da nova geração do campo – representada aqui por Camila Teles, CEO da FarmCom.
18 – Eduardo Kobra
Autor dos murais do Boulevard Olímpico, dono do recorde de maior mural grafitado do mundo, e feitos como um painel de quase 500 metros quadrados instalado na sede da ONU, em Nova York, Eduardo Kobra também será um dos convidados do evento no Píer Mauá.
Na sexta-feira (6), às 18h30, Kobra vai falar sobre sua trajetória, formação e carreira. Ele fundou o Instituto Kobra, que busca transformar vidas através da arte, por meio de diversas ações e em projetos humanitários.
Um grande manifesto artístico no local encerrará o evento.
Kobra posa na frente de uma de suas obras em Tóquio
Arquivo/Divulgação
19 – Web 3.0, o RIW IA & METAMUNDO
O Rio Innovation Week terá um espaço dedicado a discutir os avanços da inteligência artificial, seus desafios legais e éticos, assim como suas implicações nas diferentes áreas da sociedade, como saúde, educação, governança corporativa, políticas públicas, segurança do trabalho, agronegócio e meio ambiente.
O painel de abertura do Web 3.0, o RIW IA & METAMUNDO, na terça-feira (3), às 10h, terá o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação da Prefeitura do Rio de Janeiro, Chicão Bulhões, falando sobre o tema do Porto Maravalley.
Sérgio Sá Leitão, ex-ministro da Cultura, irá abordar, às 16h, as Políticas Públicas para Inovação, ao lado de Mariana Ribas, Secretária de Cultura do Rio de Janeiro. No mesmo dia, às 19h, a Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Tatiana Roque, vai conversar sobre IA e o setor público.
20 – Shows ao vivo
Além de um ambiente de tecnologia e inovação, com conteúdo dos mais renomados profissionais do setor, o Rio Innovation Week também é diversão. No palco FLUTUANTE SESC I SETUR, o público terá shows ao vivo com Toni Garrido, Diogo Nogueira, Marcelo Falcão, Milton Guedes, Banda Eu Convidado e a cantora Melly, que com apenas 20 anos é uma revelação do R&B Nacional.
Durante os quatro dias de evento, mais de 125 mil pessoas devem passar pelo Rio Innovation Week. Veja a programação completa no site.
Serviço:
Quando? de 3 a 6 de outubro, das 10h às 19h
Onde? Píer Mauá – Av. Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá, Rio de Janeiro
Quanto? De R$ 250 (ingresso diário) a R$ 600 (passaporte)
Ingressos estão à venda pela plataforma Sympla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.