Segundo os pacientes, os médicos afirmam na primeira consulta que a espera mínima para a operação via SUS chega a 3 anos. Justiça dá prazo para rede pública de saúde do Rio resolver fila de cirurgias ortopédicas
A Justiça Federal deu prazo de 45 dias para que União, o governo do RJ e a Prefeitura do Rio de Janeiro resolvam a fila de cirurgias ortopédicas pelo SUS.
Hoje, mais de 15 mil pessoas aguardam por esses atendimentos em todo o estado, de acordo com o Painel da Saúde. Segundo os pacientes, os médicos afirmam na primeira consulta que a espera mínima para uma operação chega a 3 anos.
O Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro atendeu a um pedido das Defensorias Públicas do Rio de Janeiro e da União e deferiu uma liminar para que as três esferas de governo justifiquem por que não melhoraram a situação das filas nas especialidades de joelho adulto, coluna vertebral adulto e ombro e cotovelo adulto.
A liminar foi uma resposta da Justiça a uma ação civil pública das Defensorias. As entidades pediram no processo que seja apresentado um planejamento para a realização de consultas clínicas e procedimentos cirúrgicos o quanto antes.
“A solicitação levou em consideração que grande parte do problema decorre da não utilização de toda a capacidade instalada das unidades federais, que são referência para a população do país”, explicaram as Defensorias, em nota.
Dor o dia todo
Maria José Viana da Silva
Reprodução/TV Globo
Maria José Viana da Silva, moradora de São Gonçalo de 66 anos, é uma das que aguardam na fila.
Os últimos exames de raio X apontaram que Dona Maria já não possui mais nenhuma cartilagem no quadril e que, portanto, o osso já começou a ser corroído. Devido ao esforço, ela também começou a ter perda de cartilagem no joelho esquerdo. “Eu sinto dor ao acordar e até dormir”, disse.
A Secretaria Estadual de Saúde respondeu que Dona Maria foi regulada para o Hospital do Andaraí para a primeira consulta de cirurgia de quadril no dia 11 de setembro e que no sistema ela consta como atendida. Não há até o momento solicitação para cirurgia de joelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.