Via liga a Grande Tijuca à Zona Norte do Rio. Obra custou R$ 21 milhões. Nova iluminação do Túnel Noel Rosa
Reprodução
O Túnel Noel Rosa, que liga Vila Isabel, na Grande Tijuca, ao Riachuelo, na Zona Norte do Rio de Janeiro, passou por uma reforma que incluiu estratégias contra furtos. As 863 luminárias de LED receberam blindagem e foram recolocadas na parte mais alta — tudo para dificultar a ação de ladrões.
Na semana passada, o RJ1 e o g1 mostraram a série “Rota do furto”, sobre o mercado ilegal que mantém ferros-velhos funcionando à margem da lei — e quase sempre sem parar. Uma das ações do poder público foi justamente reposicionar as lâmpadas. Em um ano, o prejuízo da Rioluz com o roubo de cabos que alimentam a iluminação pública no Rio de Janeiro triplicou.
A troca da iluminação no Noel Rosa faz parte do Luz Maravilha, Parceria Público-Privada da Prefeitura do Rio responsável por modernizar, com LED, mais de 457 mil pontos de luz em toda a cidade.
Outras melhorias
Os trabalhos no Noel Rosa incluíram o recapeamento das pistas das duas galerias e a recuperação do sistema de drenagem. O custo para os cofres do município foi de pouco mais de R$ 21 milhões.
O túnel também recebeu faxina, pintura, impermeabilização e nova sinalização vertical e horizontal.
Além disso, as paredes do túnel foram revestidas com placas de concreto claras, que dificultam, também, pichação e outras ações de vandalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.