Jornal da Zona Sul e Zona Norte do Rio de Janeiro

Curiosidades – A ORIGEM DO DIA DOS PAIS E DAS MÃES

A ORIGEM DO DIA DOS PAIS

Também nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dood criou o Dia dos Pais em 1909, ao ouvir um sermão dedicado às mães. A idéia era homenagear seu pai John Bruce Dood devido o grande esforço que tivera para criar os filhos sem ajuda de ninguém, após o falecimento da esposa.

Em 1910 ela enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington, nos Estados Unidos e em 19 de junho do mesmo ano fo comemorada a data pela primeira vez, tornando-se festa nacional oficial em 1972.

Nos Estados Unidos, o dia dos pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Outros países também comemoram na mesma data.

Mas no Brasil a comemoração é no segundo domingo de agosto e tem como autor o publicitário Sylvio Bherinh. Foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.

A ORIGEM DO DIA DAS MÃES

Já na Grécia antiga, na primavera, se festejava a data em homenagem de Rhea, a Mãe dos Deuses. Também há registros no século XVII, na Inglaterra, de dedicação do quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas.

Mas foi nos Estados Unidos que a escritora Ana Jarvis iniciou campanha para instituir o Dia das Mães como conhecemos hoje. Em 1905 ela perdeu sua mãe e entrou em depressão. Amigas perpetuaram a memória de sua mãe com uma festa e Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães.

A primeira celebração oficial aconteceu em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário. Outros estados aderiram.

Mas foi em 1914 que o presidente americano Woodrow Wilson unificou a celebração comemorando no segundo domingo de maio, por sugestão da própria Anna Jarvis. Mais de 40 países adotaram a data.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *