Só neste setor do parque mais visitado do Brasil, são simplesmente 33 atrações.

Série Parque Nacional da Tijuca

Visuais incríveis, mirantes pouco conhecidos, grutas, ruínas, cachoeira e até uma fazenda. As atrações do Setor Floresta, do Parque Nacional da Tijuca, são numerosas e diversificadas, e reúne riquezas naturais e históricas num só lugar.

São 33 pontos de interesse dentro de uma grande área verde no coração da cidade do Rio de Janeiro. Muita natureza e espaços privilegiados de recreação para a família, incluindo crianças. Também é neste setor que se concentra uma infinidade de trilhas para todos os públicos, com dois principais circuitos: dos Picos e do Vale Histórico, além de parte da maior trilha urbana do Brasil, a Transcarioca. Vamos conhecer agora alguns desses lugares fantásticos.

JEQUITIBÁ DO MARC FERREZ – Fotografado por Marc Ferrez há mais de 100 anos, fica no trecho da Trilha Transcarioca que começa no Bom Retiro e segue até a Represa dos Ciganos.

FAZENDA CANTAGALO – Localizada perto da Represa dos Ciganos, desde o portão de entrada, no Alto da Boa Vista, até a Estrada Grajaú-Jacarepaguá. Hoje, restam ruínas da antiga casa.

LAJEADO – A cachoeira só é acessada pela Trilha Transcarioca, que engloba várias outras trilhas.

REPRESA DOS CIGANOS – Estação da Cedae, construída em 1906, que abastece um hospital.

TRILHA TRANSCARIOCA – A maior trilha urbana do país. O percurso de aproximadamente 180 km sai da Barra de Guaratiba e segue até o Morro da Urca.

TRILHA DOS ESTUDANTES – De fácil acesso, locomoção e orientação. Elaborada para uso pedagógico, pode ser feita por crianças, a partir dos 4 anos..

CIRCUITO DO VALE HISTÓRICO – Com extensão de 7,5 quilômetros, passa por ruínas, fontes, monumentos do tempo das fazendas de café, pelo Caminho das Grutas e por paredão de escalada.

CIRCUITO DOS PICOS – Com 19 quilômetros, passa pelos dez principais picos e por vários atrativos naturais.

CAMINHO DOM PEDRO AUGUSTO – Inicia nos Jardins dos Manacás e segue entre árvores de grande porte, como o Pau-Ferro e Jequitibá. Percurso de 630m, com informações em Braille.

VISTA DO ALMIRANTE – Uma vista panorâmica para a Pedra da Gávea, Pedra Bonita, Agulinha e boa parte do setor Floresta.

MIRANTE DO EXCELSIOR – Trilha leve de 1h de caminhada leva à incrível vista da cidade. O nome Excelsior é uma homenagem ao romance homônimo de Longfellow.

BICO DO PAPAGAIO – A 989 metros de altitude, é um dos picos mais frequentados. Do seu topo é possível vislumbrar uma das mais fantásticas vistas da cidade, como praias.

PICO DA TIJUCA – É o ponto mais alto do Parque, com 1.022 metros de altitude. Acessível por trilha ou escalada, seu platô permite observação da cidade em 360º.

CASCATA GABRIELA – Deslumbrada com a beleza da queda d’água, a irmã do Barão de Escragnolle, Grabriela Hermínia, era frequentadora.

PONTE PENSIL – Foi reconstruída recentemente. Tem 27 metros e uma tonelada e meia de material. De capacidade para quatro pessoas, recomenda-se que os visitantes não se balancem.

CENTRO DE VISITANTES – Possui uma exposição permanente chamada “Uma Floresta na Metrópole”. Pode-se conhecer os principais pontos e atrativos por meio de uma maquete.

CAMINHO DAS GRUTAS – Trilha de baixa dificuldade, passa pelas principais grutas, . A gruta Morcegos é formada por uma fratura com profundidade de 100 metros.

CACHOEIRA DAS ALMAS – A três quilômetros do portão de entrada do Parque. A trilha se inicia no Centro de Visitantes e beira o Riacho das Almas, antigo local de cultos religiosos dos escravos

MIRANTE DA CASCATINHA – Um dos pontos mais fascinantes. Pode-se admirar a vista dos morros do Conde, Andaraí Maior e Tijuca no deck de madeira.

LAGO DAS FADAS – Situa-se num antigo charco represado e restaurado em 1944.

BOM RETIRO – Possui brinquedos para crianças, espaço para piquenique, mesas, bancos, banheiros e estacionamento. Só não é permitido fazer churrasco. Início do Circuito dos Picos.

RECANTO DOS PINTORES – Também conhecido como Meu Recanto, um espaço com brinquedos, laguinhos e área para piquenique e churrasco, com banheiros, água e estacionamento próximos.

RUÍNAS DO ALMEIDA – A cerca de 400 metros do Açude da Solidão estão as ruínas da casa do cafeicultor Antônio Joaquim D’Almeida.

BARRACÃO – Hospedou a Mesquita da Fazenda do Barão e foi usada como habitação escrava e de trabalhadores para reflorestamento. Sede do Parque Nacional.

SÍTIO HUMAITÁ – Em ruínas, mas com muita história. Desapropriado para o reflorestamento.

RUÍNAS DA FAZENDA – Casa que serviu de cenário do filme “Inocência”, desabou nas chuvas de 1996 e hoje encontra-se em ruínas.

JARDIM DOS MANACÁS – Local predileto da Imperatriz D. Leopoldina para tomar chá com as damas da corte, com bela Fonte Wallace um presente do governo francês.

RESTAURANTE A FLORESTA – Área com muita história, A Floresta foi erguido em cima das fundações de antiga senzala.

RESTAURANTE OS ESQUILOS – A casa, que hoje abriga o restaurante Os Esquilos, foi a residência do Barão d´Escragnolle, importante figura na história do Parque

HÍPICA – Edificação reformada e cedida à Sociedade Hípica Brasileira, que instalou uma sede campestre com restaurante e cavalariças.

AÇUDE DA SOLIDÃO – O mais famoso lago do Setor Floresta faz parte da história do Brasil. Foi um açude transformado num belo recanto.

CASCATINHA TAUNAY – Com uma histórica ponte de pedras em frente, em formato de arco romano, ela é a mais alta cascata do Parque.

CAPELA MAYRINK – No meio da floresta, a delicada capela cor-de-rosa de 1855, tem no altar quatro réplicas de telas de Cândido Portinari. Os originais estão no Museu Nacional de Belas Artes.

PRÓXIMAS EDIÇÕES

Nas próximas edições, na sequência desta série, iremos contar um pouco mais sobre as atrações de outro setor do parque: Setor Pedra Bonita e Gávea.

Para mais informações sobre o acesso às localidades, acesse o site do Parque Nacional da Tijuca no endereço:  https://parquenacionaldatijuca.rio/visite-o-parque/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.