Este setor do parque mais visitado do Brasil possui 19 atrações muito famosas.

Corcovado, Paineiras, Vista Chinesa. As riquezas naturais do Setor Serra da Carioca, do Parque Nacional da Tijuca, são tantas que é até difícil imaginar outro lugar com tantas atrações reunidas.

São 19, das mais famosas àquelas que só o carioca mais aventureiro conhece, e todas valem a pena uma visita.

Nesta Serra, estão localizados os maiores cartões postais da cidade e uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor. São diversos pontos de interesse, sendo vários donos de visuais da cidade incríveis: Confira a lista completa: Sumaré, Morro Cochrane, Cachoeira Parque Lage, Rio Cabeça, Cachoeira da Gruta, Mirante da Lagoa, Mirante do Horto, Trilha Parque Lage X Corcovado, Trilha Transcarioca, Rio Carioca, Ruí­nas do Mocke, Parque Lage, Cachoeira dos Primatas, Mesa do Imperador, Vista Chinesa, Mirante Dona Marta, Cachoeiras do Horto, Paineiras e Corcovado. Vamos falar agora um pouco de alguns deles.

SUMARÉ – Visível de vários pontos da cidade, o morro do Sumaré está em vários cartões postais. Lá estão instaladas várias antenas de transmissão de rádio e televisão. Por isso, é proibido para visitantes. Seu acesso é o mesmo do Palácio Apostólico da Arquidiocese, onde ficou hospedado o Papa Francisco.

MORRO COCHRANE – Localizado entre a Gávea Pequena e São Conrado, ele tem dois cumes.

CACHOEIRA PARQUE LAGE

Parada obrigatória para quem faz a trilha Parque Lage x Corcovado. Elas ficam no primeiro trecho de caminhada.

RIO CABEÇA – nome devido à capela dedicada a Nossa Senhora da Cabeça, construída entre 1603 e 1607, no antigo Engenho d’El Rey (onde hoje é o bairro do Jardim Botânico).

CACHOEIRA DA GRUTA – Integrante do complexo de Cachoeiras do Horto, a Cachoeira da Gruta fica no trecho Solar da Imperatriz-Parque Lage da Trilha Transcarioca. Uma boa opção para se refrescar durante o passeio, a queda d´água fica no trecho entre o Jequitibá e as Paineiras.

MIRANTE DA LAGOA – Vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas.

MIRANTE DO HORTO – é um ponto de parada obrigatória para quem segue pela trilha, que integra um dos trechos da Trilha Transcarioca no setor Serra da Carioca. Vista da Lagoa Rodrigo de Freitas, Jardim Botânico e Jóquei Clube.

TRILHA PARQUE LAGE X CORCOVADO – passa pelas Paineiras e trilhos do trem. Após a caminhada, contempla-se Cristo Redentor. Percurso de quatro horas, com trechos íngremes. Só é permitido iniciar até às 15h.

TRILHA TRANSCARIOCA – a maior trilha urbana do país. São 180 km, de Barra de Guaratiba até o Morro da Urca. Possui muitos atrativos pouco conhecidos. Na Serra da Carioca, aprecia-se o visual do Morro do Queimado, e se passa pela Mesa do Imperador, Vista Chinesa, pelo histórico Jequitibá, Cachoeiras da Gruta e dos Primatas e finaliza no Parque Lage.

RIO CARIOCA – dele vem o apelido dos moradores do Rio. Usado pelo índios Tamoios, possui muita história. Suas nascentes estão próximas ao Corcovado e às Paineiras e passa por vários bairros da zona sul. Possui um conjunto de abastecimento dentro do Parque. A partir do reservatório é possível acompanhar o rio pela Trilha do rio Carioca até o Centro de Visitantes Paineiras.

RUÍNAS DO MOCKE- antiga propriedade privada, com grandes empreendimentos agrícolas.

PARQUE LAGE- patrimônio histórico e paisagístico, precisa de uma matéria só para ele. Reúne muita natureza, trilha, cachoeira, área para piquenique e prédio cultural.

CACHOEIRA DOS PRIMATAS – boa queda d´água sem precisar encarar trilhas de alta dificuldade. O passeio inclui a Gruta dos Primatas, um poço para banho e a cachoeira principal, de onde é possível ver a famosa Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul da cidade.

MESA DO IMPERADOR – o local era utilizado por nobres e burgueses para almoços campestres e recebia a visita de D. Pedro II. Fica no caminho da Vista Chinesa.

VISTA CHINESA – o famoso mirante oi construído em 1906. O pagode em estilo oriental faz referência em homenagem aos chineses que trouxeram o cultivo do chá para o Brasil. Deslumbrante paisagem de toda a zona sul.

MIRANTE DONA MARTA – oferece uma vista panorâmica, do Pão de Açúcar, Maracanã, Baía de Guanabara e o Corcovado.

CACHOEIRAS DO HORTO – As altas temperaturas trazidas pelo verão tornam as cachoeiras ótimas opções para quem foge da agitação das praias lotadas.

PAINEIRAS – Aos pés do Corcovado, a Estrada do Redentor (Paineiras) é uma das suas vias de acesso ao Cristo Redentor. Ao longo do caminho pode-se deparar com fontes de água mineral e duchas naturais, além de vários mirantes com vistas da Zona Sul, incluindo a Lagoa, praias e o Monumento Natural das Ilhas Cagarras.

CORCOVADO – sobre a montanha de pedra com 704 metros de altitude, encontra-se o monumento do Cristo Redentor, eleito, em 2007, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

PRÓXIMAS EDIÇÕES

Nas próximas edições, na sequência desta série, iremos contar um pouco mais sobre as atrações dos outros setores do parque: Setor Floresta e Setor Pedra Bonita e Gávea.

Para mais informações sobre o acesso às localidades, acesse o site do Parque Nacional da Tijuca no endereço:  https://parquenacionaldatijuca.rio/visite-o-parque/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *