Os estandes ficam em uma área de 200 mil metros quadrados, em Ramos, Zona Norte da capital, que começa a ser transformada no maior complexo de treinamento tático de tropas policiais especiais e convencionais do país.

Por Redação, com ACS – de Rio de Janeiro

O governador Cláudio Castro e o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, inauguraram, na segunda-feira, quatro equipamentos de treinamento tático de tiro da corporação.

PM inaugura no Rio equipamentos de treinamento tático

Os estandes ficam em uma área de 200 mil metros quadrados, em Ramos, Zona Norte da capital, que começa a ser transformada no maior complexo de treinamento tático de tropas policiais especiais e convencionais do país.

– Para termos uma Segurança Pública de qualidade, precisamos oferecer a melhor infraestrutura para os nossos policiais. Estamos formando novos soldados, cuidando da saúde de nossos policiais e, como hoje, desenvolvendo equipamentos que vão ajudar no treinamento da Polícia Militar – disse o governador Cláudio Castro.

Localizada estrategicamente numa região do bairro de Ramos entre a Baía de Guanabara e a Avenida Brasil, a área abrigará as novas sedes do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, duas unidades subordinadas, o Batalhão de Ações com Cães (BAC) e o Grupamento Aeromóvel (GAM), e um conjunto de equipamentos e instalações para treinamento de alta performance. Nesse local, que abrigou no passado o 24º Batalhão de Infantaria Blindada do Exército Brasileiro, já está funcionando a sede definitiva do Centro de Instrução Especializada e Pesquisa Policial (CIEsPP) e a base provisória do COE.

– A inauguração desse equipamento é a concretização de um antigo sonho da corporação. Ter uma Polícia Militar preparada, treinada e bem qualificada é essencial para o Estado do Rio de Janeiro – disse o secretário de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

Estandes de tiro

Serão três estandes de tiro, dois com 25 metros e um com 100 metros, e uma casa de tiro modular para treinamento em espaço confinado. A casa de tiros, que poderá ter de dois a 10 cômodos, contará também com a instalação de uma torre de 10 metros para treinamento de rapel. Esses quatro equipamentos representaram um investimento de R$ 15,3 milhões do orçamento da Secretaria de Polícia Militar.

A maior parte dos projetos previstos, entre os já orçados e os que estão fase de planejamento, ficará a cargo da Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura (Seinfra), como a construção da nova sede do COE, já iniciada, e dos novos quartéis do BAC e do GAM. As três sedes representam um investimento de R$ 25 milhões, previsto na estrutura orçamentária da Seinfra.

Outros empreendimentos previstos:

Nova torre para instruções de sniper com duas salas de aula.

Pista de pentatlo militar.

Piscina semi-olímpica com tanque tático.

Ginásio desportivo, com pista de corrida.

Previsão de novas instalações para a divisão de saúde operacional.

Núcleo de apoio às operações especiais, com um cais para pequenas embarcações.

Infraestrutura hidráulica, elétrica, sanitária, pavimentação e urbanização de toda a área.

Posto de abastecimento de combustível, projeto em parceria da SEPM com BR distribuidoras.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *