Jornal da Zona Sul e Zona Norte do Rio de Janeiro

Lazer – O PARQUE NACIONAL MAIS VISITADO DO BRASIL

Com a chegada do verão, suas diversas atrações estão entre os destinos mais procurados da cidade por cariocas e turistas.

Série Parque Nacional da Tijuca

Nem só de Praia vive o carioca no verão. O calor do final de ano inspira a busca pela natureza e palas atrações e atividades ao ar livre. E graças a um parque famoso e enorme a cidade nesse quesito está muito bem servida.

O PARQUE

Localizado no coração do Rio de Janeiro, com acesso pelas Zonas Norte, Sul e Oeste, o Parque Nacional da Tijuca é o mais visitado do Brasil, recebendo três milhões de visitantes por ano, entre brasileiros e estrangeiros de todas as idades.

E não é à toa. O Parque possui dezenas de atrações para diferentes gostos, espalhadas por três setores e localizadas em diversos bairros, como Tijuca, Jardim Botânico, Cosme Velho, Laranjeiras, Gávea, São Contado e Barra.

Os três setores onde estão as atrações são o Setor Serra da Carioca, o Setor Pedra Bonita e Gávea e o Setor Floresta. Obviamente, diante de tanta riqueza, não é possível ao um turista, por exemplo, visitar tudo em apenas um dia. Confira as atrações de cada um desses setores.

SETOR SERRA DA CARIOCA

Na serra mais charmosa do Rio de Janeiro, que integra o Parque Nacional da Tijuca, estão localizados os maiores cartões postais da cidade e uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor, no topo do Morro do Corcovado. Além do famoso monumento, os visitantes observam de diversos pontos deste setor o impressionante visual do Rio, como exemplo a Vista Chinesa e Mirante Dona Marta. As Cachoeiras do Horto, as Paineiras, o agradável Parque Lage e a Trilha Transcarioca, são também importantes atrativos do local. Confira abaixo a lista de todas as áreas de interesse deste setor:

Sumaré, Morro Cochrane, Cachoeira Parque Lage, Rio Cabeça, Cachoeira da Gruta, Mirante da Lagoa, Mirante do Horto, Trilha Parque Lage X Corcovado, Trilha Transcarioca, Rio Carioca, Ruí­nas do Mocke, Parque Lage, Cachoeira dos Primatas, Mesa do Imperador, Vista Chinesa, Mirante Dona Marta, Cachoeiras do Horto, Paineiras e Corcovado.

SETOR PEDRA BONITA E GÁVEA

Localizado entre os bairros de São Conrado, Barra da Tijuca e Alto da Boa Vista, este é o menor setor do Parque Nacional da Tijuca, porém é o local com mais opções de esporte de aventura e com as mais belas vistas do Rio de Janeiro. São diversas vias de escaladas com diferentes graus de dificuldade, trilhas e voo livre de asa delta e parapente, em uma das rampas mais famosas e movimentadas do mundo, que fica na Pedra Bonita. Este setor também abriga a imponente Pedra da Gávea, com seus mais de 800 metros de altitude, suas lendas e mistérios. Confira abaixo a lista de todas as áreas de interesse deste setor:

Pedra Bonita, Pedra da Gávea e Agulhinha da Gávea.

SETOR FLORESTA

O setor Floresta é uma importante e grande área de verde bem no coração da cidade do Rio de Janeiro. Também conhecido como Floresta da Tijuca, o que não falta neste setor é natureza e espaços privilegiados de recreação para aproveitar o dia com amigos, família e com as crianças. Também é aqui que se concentra uma infinidade de trilhas para todos os públicos, com dois principais circuitos: dos Picos e do Vale Histórico, além de parte da maior trilha urbana do Brasil, a Transcarioca. Confira abaixo a lista de todas as áreas de interesse deste setor:

Jequitibá do Marc Ferrez, Fazenda Cantagalo, Lajeado, Trilha dos Estudantes, Circuito do Vale, Histórico, Circuito dos Picos, Caminho Dom Pedro Augusto, Vista do Almirante, Mirante do Excelsior, Bico do Papagaio, Pico da Tijuca, Cascata Gabriela, Ponte Pensil, Centro de Visitantes, Caminho das Grutas, Cachoeira das Almas, Mirante da Cascatinha, Lago das Fadas, Bom Retiro, Recanto dos Pintores, Ruínas do Almeida, Barracão, Sítio Humaitá, Ruínas da Fazenda, Jardim dos Manacás, Restaurante A Floresta, Restaurante Os Esquilos, Hípica, Açude da Solidão, Cascatinha, Taunay e Capela Mayrink.

PRÓXIMAS EDIÇÕES

Nas próximas edições, na sequência desta série, iremos contar um pouco mais sobre as atrações de cada setor do parque. Para mais informações sobre o acesso às localidades, acesse o site do Parque Nacional da Tijuca no endereço:  https://parquenacionaldatijuca.rio/visite-o-parque/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *