Jornal da Zona Sul e Zona Norte do Rio de Janeiro

Curiosidades – AS 7 MÁQUINAS SIMPLES

As máquinas simples são dispositivos que, apesar de sua absoluta simplicidade, trouxeram grandes avanços para a humanidade e se tornaram base para todas as demais máquinas (menos ou mais complexas) criadas ao longo da história.

As máquinas simples são dispositivos capazes de alterar forças, ou simplesmente de mudá-las de direção e sentido.

Comumente, o termo “máquina simples” refere-se às seis máquinas simples clássicas, conforme definidas pelos cientistas renascentistas:

1.Alavanca

2.Cunha. Exemplos: machado, prego, formão.

3.Engrenagem

4.Mola

5.Polia

6.Rodas e eixo.

7. Plano Inclinado: trata-se de uma superfície plana cujos pontos de início e fim estão a alturas diferentes. Permite uma troca força x distância que é conveniente nas suas aplicações. Exemplos: rampa, parafuso.

CARTÃO VERMELHO PARA TODO MUNDO

Um jogo entre Portuguesa-SP e Botafogo-RJ em 1954, em São Paulo foi recorde. Aos 31 minutos do segundo tempo, a partida foi encerrada, quando o Botafogo perdia por 3 x 1, simplesmente porque os 32 jogadores acabaram expulsos de campo. Um jogador alvinegro queria cobrar um tiro de meta, mas um adversário não permitia, visando ganhar tempo. Houve discussão, seguida de troca de socos e pontapés, que acabou expandindo para os outros jogadores. O árbitro assistiu o incidente e ao fim da confusão, pôos todo mundo para fora, inclusive Garrincha. Só escaparam dois jogadores, que haviam sido substituídos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *