O Teflon, usado para tornar panelas antiaderentes, na verdade é um plástico bastante resistente. Foi descoberto em 1938 pelo químico Roy Plunkett, que percebeu que o material não era afetado por solventes ou ácido corrosivo a quente e suportava altas temperaturas (500°C) sem sofrer danos, além, é claro, de ser escorregadio. Ou seja, perfeito para uma panela, o que foi feito inicialmente já nos anos 50.
Roy aplicou ácido na superfície do alumínio, o que criou poros. Então espalhou Teflon sobre o metal e cozinhou a panela a altíssima temperatura. O Teflon se impregnou nos poros e ficou na superfície de forma uniforme e resistente. Assim surgiu as panelas antiaderentes.
AS 7 MÁQUINAS SIMPLES
As máquinas simples são dispositivos que, apesar de sua absoluta simplicidade, trouxeram grandes avanços para a humanidade e se tornaram base para todas as demais máquinas (menos ou mais complexas) criadas ao longo da história.
As máquinas simples são dispositivos capazes de alterar forças, ou simplesmente de mudá-las de direção e sentido.
Comumente, o termo “máquina simples” refere-se às seis máquinas simples clássicas, conforme definidas pelos cientistas renascentistas:
1.Alavanca
2.Cunha. Exemplos: machado, prego, formão.
3.Engrenagem
4.Mola
5.Polia
6.Rodas e eixo.
7. Plano Inclinado: trata-se de uma superfície plana cujos pontos de início e fim estão a alturas diferentes. Permite uma troca força x distância que é conveniente nas suas aplicações. Exemplos: rampa, parafuso.