Após longo período de histórico prejuízo, economia da cidade tem sinais significativos de melhora.

Centenas de lojas fechando, dívidas impagáveis para as que suportaram. Além da catástrofe na saúde, a pandemia causou prejuízos incalculáveis para a economia, que arrasaram do grande investidor dos shoppings ao pequeno comerciante de bairro.

Mas finalmente, os indicadores financeiros da cidade do Rio de Janeiro começaram a dar sinal de reação, criando uma onda de otimismo e grande expectativa nos empreendedores locais.

A economia carioca cresceu 4,8% no primeiro semestre de 2021 na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao final de 2020, a alta em termos reais foi de 3,5%. As informações constam na quarta edição do Boletim Econômico do Rio, publicação mensal da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS).

Além disso, a melhora parece ser ainda maior, pois o primeiro semestre foi apenas o início da reação. Hoje, já ultrapassamos há um mês a metade do segundo semestre, e a aceleração do crescimento é praticamente constante.

Apesar da expectativa e da melhora, alcançar um nível econômico satisfatório deve levar bastante tempo, pois o buraco econômico criado foi enorme e sair dele leva tempo. No universo do lojista “seu Manoel da esquina”, por exemplo, falamos de pessoas que usaram suas economias construídas com muito suor ou que pegaram altos empréstimos para manter negócios que estavam em prejuízo constante, com as contas chegando e a receita beirando o zero. Mesmo assim, os números são animadores e só o fato de se ver luz no fim do túnel já permite um sorriso.

VACINAS

Importante ressaltar como as diferentes áreas da sociedade se misturam. As vacinas, que vieram para salvar vidas e resolver o problema da saúde, foram as responsáveis por permitir que as pessoas pudessem ir às ruas novamente e passassem a consumir, girando a economia.

– O melhor plano econômico é a vacina, falamos isso desde o início e os números deixam claro essa relação. Quanto mais a gente vacinar, mais a economia irá crescer, gerando mais opções de trabalho e aumentando a renda dos cariocas – afirma o secretário Chicão Bulhões.

Os números retratam a retomada econômica da cidade, que ainda se recupera do forte baque causado pela pandemia. Após 13 meses consecutivos no vermelho, o Indicador de Atividade Econômica do Rio (IAE-Rio), no acumulado em 12 meses, apresentou em junho um crescimento positivo de 0,8%. Na comparação com o mês imediatamente anterior, o (IAE-Rio) aumentou 0,9%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.