Jornal da Zona Sul e Zona Norte do Rio de Janeiro

RECEITAS PARA O DIA DAS MÃES

ROSBIFE

Ingredientes – uma peça de filé mignon (mais ou menos dois quilos), duas colheres de manteiga, sal, um dente de alho e um pouco de óleo.

Modo de fazer – numa panela coloque um pouco de óleo, a manteiga e o dente de alho e leve ao fogo para dourar. Ponha, então, a peça de filé temperada com o sal na panela e deixe dourar de um lado e do outro em fogo brando. Quando estiver macia pode apagar o fogo evitando que asse em demasia.

ARROZ À PIAMONTESE

Ingredientes – três medidas de arroz lavado, um dente de alho, óleo, sal, meia cebola ralada, duas caixas e creme de leite sem soro, duas colheres de manteiga, três colheres de queijo ralado ou mussarela picadinha, um pouco de requeijão e champignon a gosto.

Modo de fazer – faça o arroz a seu modo refogando-o apenas com alho. Quando estiver pronto, reserve. Numa panela à parte coloque a manteiga e a cebola e deixe refogar um pouco. Logo depois junte o arroz pronto e o champignon, e misture bem. Depois adicione o creme de leite, o requeijão, o queijo e a mussarela. Envolva bem tudo e sirva ainda quente.

BRIOCHE

Ingredientes – meio quilo de batata inglesa, meio quilo de farinha de trigo, dois tabletes de margarina, uma xícara (chá) de leite morno, três tabletes de fermento de pão, uma colher (chá) de sal, quatro ovos inteiros, trezentos e cinquenta gramas de presunto, trezentos e cinquenta gramas de mussarela, óleo e gema para pincelar.
Modo de fazer – cozinhe as batatas com sal, escorra, amasse e junte o leite morno com os tabletes de fermento dissolvidos e depois os outros ingredientes. Misture bem e amasse com as mãos, até ficar uma massa fina. Faça uma bolinha com a massa e coloque-a num copo com água. Quando esta subir, a massa poderá ser esticada num tabuleiro grande untado (metade da massa). Coloque todo o presunto e toda a mussarela em camadas; cubra com o restante da massa e pincele com gema misturada no óleo. Leve o tabuleiro ao forno pré-aquecido até a massa ficar assada e dourada.

 
FARORA ÚMIDA

Ingredientes – quatro ovos, duas colheres (sopa) de manteiga ou margarina, uma cebola ralada, um pouco de cheiro verde, duas colheres (sopa) de queijo ralado, sal a gosto e farinha de mandioca na quantidade que precisar.
Modo de fazer – bata os ovos inteiros, junte um pouco de cheiro verde picadinho, sal e o queijo ralado. Numa frigideira derreta a manteiga ou margarina e coloque a cebola para dourar. Depois junte os ovos e mexa bem. Quando estiver tudo ligado, adicione a farinha de mandioca mexendo bem até cozinhar. 

PAPOS DE ANJO

Ingredientes – doze gemas, dois copos de açúcar, baunilha e um copo e meio de água.

Modo de fazer – bata as doze gemas na batedeira por vinte minutos. Unte forminhas de empada, coloque a massa das gemas, ponha aas forminhas num tabuleiro e leve para assar no formo em temperatura moderada.  Numa panela coloque o açúcar e a água. Leve-a ao fogo e deixe ferver até formar uma calda rala. Desligue o fogo e junte um pouco de baunilha. Quanto os papos de anjos estiverem assados tire-os das forminhas e mergulhe-os nessa calda. Com uma escumadeira vá retirando um a um da calda e colocando-os numa compoteira ou em forminhas de papel alumínio.

TORTA DE MORANGO

Ingredientes massa – duzentos e cinqüenta gramas de farinha de trigo, um ovo, cem gramas de margarina, meia xícara (chá) de açúcar, meia colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de fazer – misture tudo bem com as mãos até ficar tudo bem ligado. Unte uma forma de abrir ou tabuleiro redondo, fure a massa toda com um garfo e leve ao forno para assar por pouco tempo para não queimar.

Ingredientes creme – uma lata de leite condensado, duas latas com o leite de vaca, três gemas e uma colher (sopa) de amido de milho e uma caixa de morangos sem o cabo e lavados..

Modo de fazer – leve tudo ao fogo (médio) mexendo sempre até engrossar. Deixe esfriar e jogue sobre a massa já assada. Cubra com os morangos inteiros.

Ingredientes cobertura – um pacote de gelatina de morango, dois copos de água, duas colheres (sopa) de amido de milho.

Modo de fazer – leve ao fogo até engrossar, deixe esfriar e jogue por cima dos morangos. Leve a torta à geladeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *