Ao longo de todo o mês várias ações estão sendo promovidas pela Secretaria de Estado de Saúde, por meio do PET, com o objetivo de reforçar junto à população a necessidade da doação de órgãos. A iluminação da Assembleia Legislativa inaugurou o Setembro Verde, seguida da iluminação do Cristo Redentor.

Por Redação, com ACS – de Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) celebrou nesta segunda-feira, o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Um missa, celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, abre as homenagens a transplantados e doadores. A oração integra também a programação da 1ª Semana de Conscientização à Vida promovida pelo Hospital São Francisco na Providência de Deus.

Dia Nacional da Doação de Órgãos

O hospital é um dos mais de 50 centros transplantadores de órgãos do Estado do Rio. Em seguida, foi feita pelo Programa Estadual de Transplantes (PET) uma homenagem aos profissionais de saúde que trabalham diretamente nessas cirurgias no Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia aconteceu na Fundação Saúde, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Para melhorar as condições do transplante no Estado do Rio, a SES tem investido na melhoria da prestação de serviços. Em 2021 disponibilizou um helicóptero exclusivo para o transporte dos órgãos. A medida agiliza o processo, que é contado em horas para o sucesso. A aeronave transporta entre dois e três órgãos por semana. A SES também treinou uma equipe para, depois de 15 anos, o Estado do Rio voltar a realizar transplante de pulmão. Com a medida, o estado é um dos três únicos do país a realizar a cirurgia.

Hospital Estadual da Criança

O Hospital Estadual da Criança (HEC) é outro exemplo de excelência no setor. A unidade atende crianças e jovens de 0 a 19 anos e é especializada em transplantes renais pediátricos de baixo peso, que são os que têm menos de 15 quilos. E no Hospital Adão Pereira Nunes foi feita, pela primeira vez na história do Rio de Janeiro, a captação de um intestino.

Ao longo de todo o mês várias ações estão sendo promovidas pela Secretaria de Estado de Saúde, por meio do PET, com o objetivo de reforçar junto à população a necessidade da doação de órgãos. A iluminação da Assembleia Legislativa inaugurou o Setembro Verde, seguida da iluminação do Cristo Redentor. Outros prédios públicos de grande visibilidade também receberam a cor verde, como a Câmara dos Vereadores e o Maracanã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.