Agradável clima tropical, lindas praias e o ponto mais oriental das Américas. Tudo reunido na capital do Estado da Paraíba

Por Antonio da Silva (texto e fotosJ.

Uma das capitais mais visitadas do Nordeste, João Pessoa oferece muitos atrativos para os turistas: Belíssimas praias, restaurantes de culinária típica da região, calor durante quase todo ano e uma curiosidade, nas proximidades do centro da cidade está localizado o ponto mais oriental do continente, a Ponta do Seixas.

Além das exuberantes belezas naturais, a prefeitura e os moradores do município se preocupam com o meio ambiente mantendo diversas áreas verdes bem preservadas. Além disso, João Pessoa, que conta atualmente com pouco mais de 700 mil habitantes, tem a tradição de ser uma cidade limpa, proporcionando a seus habitantes uma excelente qualidade de vida e a seus visitantes, responsáveis pela principal fonte de receita do município, agradáveis períodos de repouso na cidade.

As praias mais famosas da belíssima região são Tambaú e Cabo Branco, situadas próximas ao centro. Localizada no município vizinho de Conde está a famosa praia de Tambaba, procurada por praticantes de nudismo de todo Brasil. A região litorânea de João Pessoa apresenta uma curiosidade. Nela, a poucos quilômetros do centro da capital, está situada a Ponta do Seixas, ponto continental mais oriental de todas as Américas.

Além dos atrativos naturais, João Pessoa também possui importante e bem preservado centro histórico.

Jampa, como é conhecida na região, é uma das cidades mais antigas do Brasil. Foi fundada em 1585, com o nome de Nossa Senhora das Neves. Seu nome atual foi colocado em 1930 em homenagem ao homônimo político do estado assassinado no mesmo ano. Como não poderia deixar de ser, a cozinha típica paraibana está muito bem representada nos restaurantes da capital. Dentre os pratos característicos do lugar, destacam-se a buchada de bode, a carne de sol, a macaxeira, a cabidela e o bolo de milho. A comida da Paraíba, a exemplo do que acontece em quase todos estados brasileiros, é resultado da saborosa mistura de ingredientes indígenas, africanos e europeus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.