Jornal da Zona Sul e Zona Norte do Rio de Janeiro

RECEITAS CARIOCAS

LAGARTO RECHEADO 

 
Ingredientes: um peso de lagarto redondo ou plano, suco de laranja ou vinho tinto, sal, alho, louro, linguiça, bacon, cenoura, azeitonas verdes sem caroço, óleo, um pouco de açúcar, cebolas pequenas (próprias para picles) e batatinhas pequenas.

Modo de fazer: abra o peso da carne ao comprido; tempere com suco ou vinho, sal, alho e louro. Deixe a carne com este tempero na geladeira, permanecendo de um dia para outro. No dia seguinte retire-o da geladeira e recheie-o com rodelas de linguiça, pedaços de bacon, tirinhas de cenoura e azeitonas sem caroço. A seguir enrole e amarre bem com uma linha grossa. Leve uma panela ao fogo com óleo e açúcar (o suficiente para cobrir o óleo) e deixe dourar bem para poder formar o molho ferrugem. Então coloque o rolo de carne nesta panela para assar em fogo baixo, jogando água sempre que secar até a carne ficar bem macia. Depois de assada não tire do fogo e junte as cebolinhas e batatinhas descascadas e deixe-as até cozinharem e dourarem.

 
BRIOCHE 

 
Ingredientes: meio quilo de batata inglesa, meio quilo de farinha de trigo, dois tabletes de margarina, uma xícara (chá) de leite morno, três tabletes de fermento de pão, uma colher (chá) de sal, quatro ovos inteiros, trezentos e cinquenta gramas de presunto, trezentos e cinquenta gramas de mussarela, e uma gema de ovo misturada ao óleo para pincelar.

Modo de fazer: cozinhe as batatas com água e sal. Escorra-as e amasse-as. Após, junte o leite morno no qual foram dissolvidos os tabletes de fermento e os outros ingredientes. Amasse bem com as mãos, até ficar uma massa fina. Faça uma bolinha com a massa e coloque num copo com água. Quando a bolinha subir, a metade da massa poderá ser esticada num tabuleiro grande. Coloque todo o presunto e toda a mussarela cobrindo com a outra metade da massa. Então pincele com a gema e o óleo misturados e leve ao forno pré-aquecido até assar e dourar.

  
TORTA GELADA DE COCO 

 
Ingredientes massa: duas xícaras (chá) de farinha de trigo, duas xícaras (chá) de açúcar, quatro ovos, oito colheres (sopa) de suco de laranja e uma colher (sopa) de fermento em pó.
Ingredientes recheio e cobertura: uma lata de creme de leite, uma lata de leite condensado, uma lata de leite de vaca, um vidro pequeno de leite de coco, um coco fresco ralado e uma colher (sopa) de amido de milho.

Modo de fazer massa: bata as gemas com o suco de laranja, junte o açúcar e continue batendo sem parar até clarear. Adicione o fermento e a farinha e por último as claras em ponto de neve. Coloque a massa num tabuleiro untado e leve ao forno pré-aquecido para assar. Depois de pronto o bolo deixe-o esfriar.

Então desenforme e corte-o em duas partes.

Modo de fazer recheio: leve ao fogo médio o leite condensado, o leite de vaca e o amido de milho. Mexa sempre até formar um creme de deixe esfriar. Depois de frio, coloque o creme de leite gelado e sem soro e a metade do coco rolado misturando bem. Molhe as duas partes do bolo com o leite de coco misturado a um pouco de leite de vaca. Num refratário coloque a primeira parte do bolo cobrindo-a com a metade do creme já frio. A seguir coloque a outra parte do bolo e cubra-o todo até as laterais com o restante do recheio. Por último salpique o restante do coco ralado por cima e em volta. Leve a torta à geladeira.

Obs: a torta deverá ser mantida sempre na geladeira.                              

PÃO DE MEL RECHEADO

  
Ingredientes massa: uma xícara (chá) de chocolate em pó, duas xícaras (chá) de farinha de trigo, uma xícara (chá) de açúcar mascavo, uma colher chá) de canela em pó, uma colher (café) de cravo em pó, duas xícaras (chá) de leite de vaca, seis colheres (sopa) de mel, duas colheres (sopa) de óleo e uma colher (sopa) de fermento em pó.

Ingredientes recheio: doce de leite ou brigadeiro.

Ingredientes cobertura: uma barra de chocolate ao leite ou meio amargo e uma caixa de creme de leite gelado e sem soro.

Modo de fazer massa:Num refratário coloque primeiro todos os ingredientes secos, depois os molhados e por último coloque o fermento em pó. Bata muito bem. Unte e enfarinhe um tabuleiro (ou forminhas de empada), coloque a massa e leve para assar em forno pré-aquecido. Depois de assado e frio, corte em quadradinhos ou, se quiser, divida o bolo ao meio, recheie e cubra-o.

Modo de fazer recheio: faça o doce de leite com uma lata de leite condensado cozido ou faça o brigadeiro a seu modo.

Modo de fazer cobertura: derreta a barra de chocolate com o creme de leite em banho-maria. Jogue a cobertura ainda quente por cima do bolo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *