Jornal da Zona Sul e Zona Norte do Rio de Janeiro

Luciano Szafir tem ‘evolução satisfatória’ e se alimenta normalmente, mas ainda sem previsão de alta


Segundo o hospital Copa Star, o ator também apresenta progressão de fisioterapia motora e respiratória, ainda com alguns ajustes na medicação. Ele teve que fazer uma cirurgia para conter um sangramento e retirar parte do intestino. Luciano Szafir no hospital: ator voltou a se alimentar
Reprodução/Redes sociais
O ator e apresentador Luciano Szafir, de 52 anos, apresenta “evolução satisfatória” e já se alimenta normalmente, mas ainda sem previsão de alta do hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.
Ainda segundo boletim divulgado nesta sexta-feira (16), Szafir tem “progressão de fisioterapia motora e respiratória, ainda em ajustes medicamentosos”.
Na quarta-feira (14), ele já tinha voltado a se alimentar, uma semana depois de ter que passar por uma cirurgia abdominal e tirar parte do intestino. Os procedimentos foram necessários por causa de complicações causadas pela Covid, que o levou ao hospital no dia 22 de junho.
Nas imagens, divulgadas em redes sociais, Szafir aparece sentado em uma poltrona, ainda usando uma cânula para reforço de oxigênio, e sendo alimentado pela mulher, Luhanna Szafir.
“Primeira vez que está comendo em uma semana, né amor? Ô semana”, diz.
Initial plugin text
Extubação no sábado
No dia 10, o ator foi extubado e gravou até um vídeo para suas redes sociais para dizer que estava bem e vivo.
“O paciente foi retirado da ventilação mecânica, sendo extubado, e agora recebe apenas suplementação de oxigênio”, diz a nota.
VÍDEO: Em tratamento contra Covid-19, Luciano Szafir publica vídeo em rede social
LEIA TAMBÉM:
Ana Maria Braga testa positivo para Covid-19
Entenda por que se infectar após tomar duas doses não significa que vacina não funciona
Estudos mostram que máscaras devem ser mantidas contra reinfecção e transmissão da Covid
Reinfecção por Covid é possível mesmo entre jovens saudáveis, mostra estudo
Cirurgia no intestino
No dia 7, Luciano Szafir foi submetido a uma cirurgia de retirada de hematoma e segmento do cólon. O procedimento serviu para retirar um acúmulo de sangue e um segmento do cólon, que é uma parte do intestino grosso.
Após a cirurgia, que começou à tarde e só terminou à noite, o ator permaneceu sedado no CTI para a sua recuperação.
O sangramento aconteceu em virtude da terapia anticoagulante, usada em pacientes com Covid, e fez com que a alça intestinal fosse perfurada. A cirurgia serviu para retirar essa alça e limpar toda a cavidade abdominal.
Internado desde junho
O ator está internado com Covid desde o dia 22 de junho. O procedimento cirúrgico teria sido necessário após complicações causadas pela doença.

Com o final do ciclo da doença, que dura em média 14 dias, a alta de Szafir era esperada para os próximos dias. Além disso, durante sua internação, ele manteve quadro estável, com saturação acima dos 95% e sem necessidade de suporte de oxigênio, segundo informações passadas por seus empresários.
Esta é a segunda vez que Luciano Szafir contrai a doença. Em fevereiro ele teve sintomas leves, mas desta vez teve uma reação mais agressiva, com febre persistente.
A mulher do ator, Luhanna Szafir, contou que ele não chegou a se vacinar, pois na época em que descobriu a doença o calendário de vacinação ainda não contemplava a idade dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *