Policiais civis da 76ª DP (Niterói) realizam, nesta sexta-feira, uma grande operação para fiscalizar ferros-velhos e empresas de reciclagem da cidade. A ação visa coibir a receptação de cabos elétricos, de telefonia, de Internet, hidrômetros, tampas de bueiros, bocas de lobo e outros materiais.
Por Redação, com ACS – de Rio de Janeiro
Policiais civis da 76ª DP (Niterói) realizam, nesta sexta-feira, uma grande operação para fiscalizar ferros-velhos e empresas de reciclagem da cidade. A ação visa coibir a receptação de cabos elétricos, de telefonia, de Internet, hidrômetros, tampas de bueiros, bocas de lobo e outros materiais que têm sido furtados nas ruas e causado prejuízo à administração municipal. A operação conta com o apoio da prefeitura de Niterói, concessionárias de serviços públicos Enel e Águas de Niterói.

Grande parte dos furtos
De acordo com levantamento feito pela 76ª DP e das empresas lesadas, grande parte dos furtos desses materiais são cometidos por moradores de rua, que procuram ferros-velhos e estabelecimentos comerciais que trabalham com reciclagem para vender o produto roubado ou furtado.
A prática desses crimes tem afetado principalmente a gestão de serviços públicos operacionais e fornecimento de energia elétrica, água potável, telefonia e Internet.
As equipes que estão na rua e também vão verificar alvarás de funcionamento dos estabelecimentos, ligações clandestinas de energia elétrica e água potável e o cumprimento das leis de proteção ao meio ambiente.
Receptação
Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) prenderam, na quinta-feira, um homem acusado de receptação. Ele foi capturado no bairro da Palhada, em Nova Iguaçu, após cruzamento de dados do Setor de Inteligência.
De acordo com os agentes, o autor também é investigado pela prática de outros crimes. Dentre eles, a participação em um esquema criminoso de oferecimento de sinal de TV a cabo clandestino na Baixada Fluminense.
Na ocasião da prisão, foi cumprido mandado expedido pela 2ª Vara Criminal de Nova Iguaçu. O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário e ficará à disposição da Justiça.
Descumprimento de medidas protetivas
Policiais civis da Delegacia Especializada ao Atendimento à Mulher (DEAM) de Nova Friburgo prenderam, na quinta-feira dois homens, de 54 e de 27 anos, por descumprimento de medidas protetivas. Um deles, ainda, por ameaça na forma da Lei Maria da Penha. Este último possuía histórico criminal na especializada, envolvendo outras mulheres como vítimas.
A captura de ambos foi possível após monitoramento do Setor de Inteligência da delegacia. Contra eles, foram cumpridos mandados de prisão expedido pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Os dois foram encaminhado ao sistema penitenciário.