Feita por antonio da silva.
fotos (credito luciana dávila). Legendas: ópera de arame e jardim botânico da cidade

Lazer em Curitiba, a capital da ecologia

Bela capital do Estado do Paraná oferece diversas atrações culturais, ecológicas e gastronômicas para os turistas durante todas as estações do ano sem nunca deixar de lado a tradição de suas importantes inovações urbanas e as preocupações ecológicas

Pode uma metrópole do século XXI, com milhões de moradores, problemas de transportes e poluição oferecer excelente qualidade de vida a seus moradores? Muitos governantes de Curitiba, capital e maior cidade do Paraná, sempre apostaram que sim. Hoje, quando questões ecológicas são debatidas por especialistas de todo mundo, a capital paranaense possui elevada qualidade de vida e soluções inovadoras em várias frentes.

A enorme área verde metropolitana, muito superior à recomendada pela Organização das Nações Unidas, e inovações nos transportes fizeram da cidade referência mundial em soluções urbanas para o século XXI, fatos enchem seus habitantes de orgulho e atraem grande número de turistas à cidade anualmente.

Um dos cartões postais de Curitiba é seu Jardim Botânico, uma extensa área verde, muito bem preservada e que está localizada ao lado do centro da cidade. O local conta com estufas, museu e sempre recebe importantes exposições. Junto à agradável área há espaço para o visitante realizar exercícios físicos. Em seus jardins é possível caminhar por alamedas, admirando flores e árvores, e, simultaneamente, observar os edifícios do centro de uma grande cidade.

Localizada próxima ao Jardim Botânico está a estação ferroviária. Do local saem trens que fazem o percurso turístico Curitiba-Morretes. Os comboios descem a Serra do Mar, serpenteando as encostas rochosas e proporcionando aos turistas vistas belíssimas de quedas d’água (a mais famosa é a Véu de Noiva), precipícios altíssimos e maravilhosas obras de engenharia, como túneis e viadutos que foram construídos para abrir caminho à ferrovia através dos morros. Chegando a Morretes o turista poderá saborear o prato mais tradicional da culinária paranaense, o Barreado. O prato é feito com carne cozida e tradicionalmente servido com farinha de mandioca e arroz. A carne é preparada e cozida em panela de barro por quase um dia.

Curitiba possui cerca de um 1.800.000 moradores e é considerada a 7ª maior cidade do Brasil. Após a colonização inicial de portugueses e africanos, à capital do Paraná chegaram, da 2ª metade do século XIX ao início do XX, imigrantes europeus e asiáticos, principalmente alemães, italianos, polacos, ucranianos e japoneses. Da chegada dos colonos da Itália, muitos provenientes da região norte do país, nasceu o bairro de Santa Felicidade. À época as terras do bairro, ao norte de Curitiba, foram doadas aos europeus pela portuguesa Felicidade Borges. A partir de então os imigrantes começaram a plantar e vender seus produtos, não demorando para aparecerem as primeiras cantinas. Hoje, Santa Felicidade possui cerca de 30 restaurantes, muitos mantidos por descendentes dos antigos colonos.

A área verde da capital paranaense é de cerca de 65 m². Para se ter uma ideia da importância do número, ele é cerca de três vezes superior ao recomendado pela ONU. Parques e jardins municipais são os grandes responsáveis pelo expressivo número. O Barigui é um dos maiores parques de Curitiba e o mais procurado para o lazer de seus habitantes. O local é ideal para caminhada e possui um grande e belo lago, quadras desportivas, equipamentos de ginástica, restaurante, churrasqueiras e muitas outras formas de entretenimento para seus visitantes. Além disso, é possível admirar as belezas da fauna do parque, que mantém dezenas de espécies de aves, gambás, capivaras e muitos outros animais.

Outro parque muito procurado – e que também encanta os visitantes por sua beleza – é o Tanguá. A grande área verde compreende ciclovia, pista para caminhada e corrida e dois lagos. A árvore característica de Curitiba é a Araucária.

Além das belezas naturais, Curitiba é nacionalmente conhecida por ser revolucionária em vários aspectos de transportes urbanos, como, por exemplo, em seus sistemas de ônibus inovadores, tidos como dos mais modernos do Brasil. O passageiro entra em um ponto “tubo” (uma espécie de aquário) e paga a passagem. A partir daí ele pode utilizar um ou mais ônibus, pegando-os nesses terminais de integração, que estão localizados em vários bairros da cidade e de sua região metropolitana.

A Ópera de Arame é um teatro da capital do Paraná. É outro importante ponto turístico e um dos cartões postais da cidade, com seu lago e cascata artificiais, localizados em sua periferia. Foi inaugurada em 1992 e conta com capacidade de cerca de 2 mil pessoas. O nome do teatro se deve à utilização de tubos de aço e estruturas metálicas em sua construção, que deixaram o aspecto de fios de arame em sua estrutura.

Curitiba será uma das sedes da Copa do Mundo do Brasil, em 2014 e, como referência nacional em soluções criativas e inovadoras, se mobiliza para isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.