São Paulo, 08 de fevereiro de 2020- Acumulando quase um ano em pandemia, o comércio teve que se adaptar às novas regras e repensar suas estratégias, assim como outros setores e serviços. Ao longo de 2020, o comportamento do consumidor foi se moldando em virtude da situação de pandemia, que despertou novas necessidades de consumo e mudanças de hábitos. Dados do último levantamento da myWorld, a maior comunidade de benefícios de compras do mundo, apontaram que a categoria “Educação e Cursos” apresentou um aumento de 120% nas transações da plataforma em 2020, na comparação com o ano anterior. O levantamento leva em consideração os dados da plataforma nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, México e Colômbia.

“Com esses dados, conseguimos fazer uma análise de comportamento do consumidor bastante interessante por comparar as categorias com mais e menos transações num ano sem pandemia, 2019, e num ano com pandemia. É bastante interessante observar o destaque da categoria de educação e cursos, que sempre foi uma das que tinha menor saída no e-commerce; mas no acumulado de 2020, se mostrou com um crescimento importante, evidenciando a preocupação das pessoas em capacitação profissional ou aperfeiçoamento de skills, durante o período de isolamento”, destaca Roberto Freire, CEO Américas da myWorld.

Segundo o levantamento que compara os resultados de todo o ano de 2020 frente a 2019, nas Américas, as categorias de maior destaque em volume de transação na plataforma, foram: Educação e Cursos (120%), Eletrônicos & Acessórios (97%) e Casa & Lar (75%). Em compensação, as categorias que apresentaram as maiores quedas foram: Eventos & Shows (-100%), Jóias & Relógios (-70%) e Viagens (-66%).

“O cenário mais volátil que vínhamos observando nos nossos últimos levantamentos trimestrais, já aparece mais bem definido neste recorte anual. No acumulado de 2020, as categorias que apresentaram maiores crescimentos e quedas são um reflexo bastante coerente com a situação de pandemia, como a necessidade de adaptação da casa para o home office e a questão de restrições para viagens. Sendo assim, observando todos os últimos levantamentos, podemos afirmar que o consumo online deixou, definitivamente, de ser esporádico e o e-commerce virou um dos principais canais de venda e consumo de produtos e serviços com mais possibilidades, recursos e escalabilidade. Essa digitalização em massa impulsionou também um novo hábito de consumo, que é a busca por mais vantagens e benefícios, como o Cashback e cupons de desconto, antes de efetuar as compras, conhecido como consumo inteligente”, ressalta Freire.

Para se ter uma ideia, em 2020 o mercado de cupons de desconto somou um total de R$6 bilhões em vendas no e-commerce, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com o Movimento Compre&Confie. Segundo o mesmo levantamento, o Cashback seguiu a mesma linha, sendo um fator de bastante destaque para a decisão de compra do consumidor.

Para 2021, com a população mundial já começando a ser vacinada e a confiança voltando a melhorar os ânimos na economia mundial, a tendência é que comércio físico comece a se recuperar em todo o mundo mas, os efeitos dessa mudança no comportamento do consumidor, que agora já é um consumidor digital, é o que iremos observar ao longo do ano – além do próprio empreendedor que teve que se digitalizar em 2020 e agora vai poder definir melhor suas estratégias e budget para cada canal. De acordo com dados da myWorld, houve um aumento substancial de novas empresas parceiras na plataforma em 2020, que confirma a busca pela digitalização e diferenciação dos negócios no digital.

Com mais de 150 mil empresas parceiras na plataforma da myWorld e mais de 15 milhões de consumidores afiliados, a empresa oferece Cashback em cada compra feita, que varia de acordo com a loja e pode chegar a até 20% do valor da compra, dentre outros benefícios. Para facilitar ainda mais a experiência, a plataforma possui um aplicativo para dispositivos móveis, o Cashback App, que já está disponível para download no sistema operacional iOS e Android e onde é possível conferir as promoções, realizar compras e controlar o saldo de Cashback a receber. Além disso, a organização apoia duas fundações sem fins lucrativos e com atuação global: a Greenfinity Foundation, com foco ambiental, e a Child and Family Foundation, com projetos de educação e ajuda humanitária.

Sobre a MyWorld

A myWorld é um consórcio que reúne uma ampla gama de marcas e empresas. Com seu Programa de Benefícios, a myWorld oferece a 15 milhões de consumidores, atraentes Benefícios de Compras, como Cashback e Shopping Points, em 150.000 Parceiros em todo o mundo, assim como no Marketplace Online da myWorld. Já os Parceiros myWorld se beneficiam de eficientes programas de fidelidade do cliente. Algumas das subsidiárias da myWorld incluem o provedor de serviços de negócios, a myWorld 360 AG e a plataforma de viagens, a travelWorld. Como parte de suas atividades de Responsabilidade Social Corporativa, a myWorld apoia projetos educacionais e ambientais implementados pela Child & Family Foundation e pela Greenfinity Foundation. Atualmente, a myWorld está representada em 51 países. Mais informações podem ser encontradas em myWorld.com.

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