TRIÂNGULO DAS BERMUDAS
Um dos maiores mistérios do planeta, sem dúvida. Vários artigos foram publicados na década de 70 sobre essa área do Oceano Atlântico, circundada pelo litoral do sul da Virgínia, as Ilhas Bermudas e as ilhas Flórida. Esta região tem a fama de acontecimentos estranhos e trágicos como desaparecimento de embarcações, de aviões e navios com sumiço da tripulação.
A história começa com Cristóvão Colombo, que escreveu sobre ”um extraordinário raio de fogo” imergindo no mar perto de São Salvador. Seu diário fala também de luzes estranhas e do funcionamento estranho da bússola. Os registros da guarda costeira dos EUA, só entre 1945 e 1972, apontam o desaparecimento de mais de 100 navios e aviões na região.
CASOS ESPETACULARES
Vários casos causam espanto. Talvez as mais impressionantes sejam as seguintes:
Em 1902, embarcação saiu de Cuba e foi encontrada no dia seguinte, no mesmo local, porém sem nenhuma pessoa a bordo. Os tripulantes simplesmente desapareceram.
Em 1945, o maior mistério da marinha americana. O “Voo 19”, uma esquadrilha de cinco aviões, desapareceu. Nas conversas entre a torre e os aviões percebeu-se que os experientes pilotos americanos se perderam em região que conheciam. O mesmo aconteceu ao avião que foi fazer o resgate. Nunca foram encontrados.
Outro caso curioso foi com avião que perdeu o contato pelo rádio e logo recupera-o, quatro minutos depois, mas descobre que agora está sobre Miami, com mais gasolina do que deveria ter numa viagem normal entre Andros, a origem, e Miami, o destino.
CAUSAS APONTADAS
As causas apontadas são diversas. Dentre elas, a pirataria, em tempos antigos, a 2ª Guerra Mundial e a Guerra Fria são outros motivos apontados, que poderiam ter causado naufrágios. A região também é repleta de fenômenos naturais como seu magnetismo diferente, que alteraria as bússolas e outros equipamentos embarcações e aviões, fazendo-os se perderem. Há também uma forte corrente que vai do Golfo do México à Flórida, com força para carregar grandes objetos flutuantes, além de grandes tempestades, furacões e até histórias de ondas gigantes. Relativamente recente, uma descoberta garante que depósitos de gás metano estão embaixo do oceano naquela região e que esse ao ser liberado produziria bolhas gigantes até alcançar a atmosfera. Ele reduziria a densidade da água e do ar, naufragando barcos e causando queda de aviões. No entanto, há cientistas que refutam tal ideia.
Enquanto os cientistas não se entendem, sobram explicações menos científicas. Há quem garanta que naquela região há um portal do tempo, outros afirmam que é uma região com muitos relatos de óvnis e também há pessoas que acreditam que ali ainda restam alguns cristais de Atlântida, a cidade perdida que teria afundado e seria próximo do local. Essa última causa ganhou força quando pesquisadores afirmaram terem descoberto um ambiente com sinais de civilização antiga no fundo do mar.