“As Desventuras do Capitão Rabeca” ganha na categoria comédia,  “Cardinal” e “Pandas ou Era uma Vez em Frankfurt”, empatam em dramA

Durante todo o mês de agosto aconteceu o Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro, mostra competitiva promovida pela Cia Banquete Cultural. O evento contou com 10 apresentações de teatro online em tempo real, sendo 5 dramas e 5 comédias. O diretor do evento, Jean Mendonça, conta que aconteceu algo inusitado no festival; um empate na pontuação final entre os espetáculos de drama, “Cardinal” foi o primeiro colocado pelo Júri Técnico e “Pandas ou Era uma Vez em Frankfurt” o escolhido pelo Júri Popular. Já a comédia “As Desventuras do Capitão Rabeca” conseguiu a primeira colocação tanto pelo Júri Técnico quanto pelo Júri Popular. Em virtude do inesperado, os três espetáculos serão premiados. “Embora três foram premiados, no fundo, todos somos vencedores por continuarmos mantendo a arte do encontro viva. Agradecemos imensamente a todos os participantes, selecionados e inscritos, aos integrantes do Júri Técnico e a toda equipe organizadora que faz parte da Cia Banquete Cultural”, ressalta Jean Mendonça.
Segundo o diretor, o festival foi uma catarse coletiva, do primeiro ao último espetáculo. Alguns espectadores ficaram tão entusiasmados que logo que acabava uma sessão, já se inscreviam para a próxima com outro artista ou coletivo da mostra competitiva. “A experiência de ver o acontecimento cênico se dando aos nossos olhos em tempo real, através de uma tela de celular ou um computador, foi mais uma confirmação de que essa forma de fazer teatro é mesmo possível e que a conexão da presença atoresXpúblico realmente é mantida, mesmo que de uma forma diferente da tradicional”, explana.

Os artistas participantes do  Festival de Teatro Online em Tempo real do Rio de Janeiro se reinventaram e tornaram a experiência de fazer teatro-web cada vez mais agradável. “Foi uma experiência de encher os olhos, aliviar o coração e colocar a mente em reflexão. Quanto empenho desses artistas de tantas partes do nosso Brasil. O teatro online em tempo real pode ser ao mesmo tempo diferente e surpreendente. Quanta arte fez-se viva no corpo daqueles artistas!”, conta Mendonça. Segundo ele, a História do nosso tempo está sendo reescrita. “Esse cenário pandêmico, como outros eventos catastróficos da humanidade, vem para rearranjar as estruturas, mostrar novos valores, novas visões, novos fazeres. Não podemos nos apegar apenas aos fatos ruins que são notícias verdadeiras e que tanto nos atormentam. Precisamos fazer alguma coisa, apesar disso tudo. Precisamos “re-existir”!”, finaliza.


Conheça os premiados. 

Categoria Comédia 1º Colocado pelo Júri Técnico e Júri Popular

As Desventuras do Capitão Rabeca – foto da peça –  (Campinas/SP)

Direção: Tiche Vianna

Atuação e Dramaturgia: Rodrigo NasserMúsica: Marcelo Onofri
Figurino: Bruna Recchia
Iluminação e Cenotécnica: Eduardo Albergaria
Fotografia: Gabriella Zanardi
Produção: Damião e Cia de Teatro
Sinopse: Em uma taverna, durante a Idade das Trevas, Capitão Rabeca conta em detalhes a história de sua infância e maturidade, de como floresceu em seu espírito a admiração pelas artes e pela beleza, e como foi reprimido por seu rigoroso pai para ser moldado a ferro e fogo para a prática da guerra.

Categoria Drama
1º Colocado pelo Júri Técnico
Cardinal  – foto do espetáculo – (Crato/CE)
Direção e Iluminação: Jamal Corleone
Atuação e Dramaturgia: Bárbara L Matias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.