Zona Sul e Zona Norte

BRUXISMO – O QUE É E COMO SE TRATA?

O Bruxismo é um hábito parafuncional de ranger os dentes inconscientemente. Estes aparecem desgastados e o paciente freqüentemente acorda com dor muscular. É considerado uma doença de ocorrência comum, podendo ser observado em todas as faixas etárias, com prevalência semelhante em ambos os sexos.

O esmalte dentário é a primeira estrutura que recebe a carga parafuncional do bruxismo, sendo o desgaste anormal dos dentes o sinal mais freqüente da presença desta patologia.

A freqüência e a severidade do bruxismo pode variar à cada noite e parece estar altamente associado ao estresse emocional e físico.

A seleção de um plano de tratamento para o bruxismo, uma desordem multifatorial (muitas causas), é um dos grandes desafios na clínica odontológica. É fundamental a precisão em seu planejamento. Até agora não há ainda um método que acabe com o bruxismo permanentemente, mas podemos minimizar seus sintomas. Podemos usar placas interoclusai (que não deixam um dente bater no outro), reduzir a tensão psicológica do paciente, modificar seu padrão neuro-muscular habitual e minimizar a irritação oclusal.Não deixe seus dentes se desgastarem!!! Vá fazer uma consulta com seu dentista. Lembre-se: quanto melhores forem seus dentes, mais saúde você terá!!!

Dra. Renata Pescadinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *