Zona Sul e Zona Norte

NOTÍCIAS DA ZONA SUL

* ACONTECE EM COPACABANA

O cumprimento de uma decisão judicial para a reintegração de posse de um imóvel ocupado pela organização Casa Nem, famosa por acolher homossexuais desde 2016, pode ocorrer a qualquer momento, em Copacabana. A expectativa era de que ocorresse na última semana de julho, por isso um protesto foi realizado no fórum do Centro na ocasião.

A reintegração do prédio localizado na rua Dias da Rocha foi solicitada na justiça pelos proprietários, representados por uma administradora de imóveis, pouco tempo depois da ocupação.
O grupo Casa Nem se instalou neste imóvel na zona sul em 2019, após ser despejado de um outro local, na Lapa, área central do Rio, em 2018. Naquela ocasião, uma parte dessas pessoas foi para outro endereço, em Vila Isabel, onde também ocorreu despejo.

A situação se complica por que neste prédio em Copacabana vivem cerca de 60 pessoas em situação de vulnerabilidade social, de acordo com a revista Época. Por conta disso e também devido à pandemia, a justiça ainda não definiu o dia em que ocorrerá a reintegração, mas informou que avisará a Polícia Militar quando os detalhes forem acertados.

A Prefeitura também participa, buscando um local para onde essas pessoas possam ser abrigadas. Até existe um abrigo municipal exclusivo para pessoas do grupo LGBT, mas das 40 vagas existentes, apenas quatro estão disponíveis.

* ACONTECE EM BOTAFOGO

Atenção redobrada nos condomínios! No final de julho, páginas de redes sociais ligadas ao bairro registraram muitos relatos de furtos de bicicletas guardadas em bicicletários localizados no interior de prédios, sem falar de tentativas de invasão registradas por câmeras em condomínios e também em estabelecimentos comerciais.

Alguns dos relatos citaram as ruas Visconde Silva, Martins Ferreira, Dona Mariana e General Góis Monteiro. Fique atento e informe o seu síndico!

* ACONTECE NA URCA

Faltam alguns dias para a licitação que definirá qual negócio, empresa ou instituição ocupará o tradicionalíssimo prédio da Urca, que já foi um famoso cassino com o nome do bairro e também as instalações da extinta TV Tupi.

A dúvida tem sido uma preocupação na vida dos moradores do entorno, já que trata-se de uma área totalmente residencial e de alto valor. O receio é que possa se instalar no imóvel algum negócio que cause perturbação à comunidade, até porque o novo contrato será de 15 anos.

Atualmente, no local, funciona a unidade carioca de uma rede internacional de escolas de design, o IED, que está nas cidades europeias de Turim, Milão, Roma, Veneza e Florença, na Itália, além de Barcelona e Madri, na Espanha. No Brasil, também há uma unidade em São Paulo.

A licitação está agendada para o dia 28 de agosto deste ano, mas uma parceria entre a escola e a prefeitura estenderam o contrato atual para até o dia 31 de janeiro de 2021. Caso o instituto não participe ou perca a licitação, a partir dessa data haverá uma nova realidade no edifício.

No edital de licitação da prefeitura há poucas restrições e, assim, há possibilidade de ocupação praticamente para qualquer finalidade legal. Mas para isso, o vencedor terá que desembolsar cerca de R$ 100 mil mensais para o aluguel.

*ACONTECE NO HUMAITÁ

A Cobal do Humaitá receberá obras de revitalização e infraestrutura, na área voltada para o Largo dos Leões.

Cansados de aguardar por investimentos governamentais, os empresários da Cobal daquele lado se uniram para financiar as melhorias. Eles integram a recém criada AE (Associação de Empresários da Cobal do Humaitá).

Eles prometem uma nova imagem da Cobal, com mudanças na iluminação, investimento em paisagismo, dos portões aos jardins, dando uma nova cara ao ambiente.

Além disso, deverá haver incentivo cultural ao local.

* ACONTECE EM BOTAFOGO

Boa parte dos comerciantes que tiveram seus boxes retirados definitivamente do Mercado Popular do bairro, devido às obras da construtora proprietária do imóvel onde ficavam, estará agora trabalhando em barracas móveis em local próximo.

O novo espaço fica entre as ruas Voluntários da Pátria e Professor Álvaro Rodrigues, também perto do Metrô. Os antigos boxes ficavam entre as ruas Nelson Mandela, Voluntários da Pátria e São Clemente.

.

* ACONTECE NA URCA

Polêmica na agrofloresta da Urca. Alguns moradores têm se queixado das consequências da agrofloresta implementada no bairro em dezembro de 2017, próximo ao prédio do IED.

Segundo alguns depoimentos, os benefícios proporcionados à comunidade não têm valido a pena quando comparados aos problemas que surgiram após a criação do projeto.

“A agrofloresta, hoje, representa um criadouro de insetos, tais como moscas, mosquitos, baratas. Outro aspecto negativo, na minha opinião, é o consumo de drogas no local”, relatou um morador nas redes sociais, também denunciando que “o acesso ao contêiner de lixo reciclável está obstruído e, dessa forma, não acessível pelo caminhão da Comlurb”. Outros moradores relataram também a presença de sujeira, moradores de rua e muitas brigas entre eles.

Por outro lado, algumas pessoas se mostraram satisfeitas. “Ali seria somente um terreno baldio com moscas, consumo de drogas e moradores de rua. Não acho justo colocar as coisas negativas no mesmo balaio”, declarou um defensor do projeto.

Já outros moradores adotam um discurso moderado. Admitem que a ideia de criar uma horta numa área abandonada era boa, mas compreendem que os problemas que surgiram após sua criação incomodam principalmente para quem mora próximo ao local. Por isso, eles acreditam que uma reestruturação seria a melhor opção.

* ACONTECE NA ZONA SUL

Um grupo de baleias Jubarte foi filmado em Ipanema, próximo às Ilhas Cagarras  pelo Laboratório de Mamíferos Aquáticos da UERJ.

Apesar de impressionante, é normal que as baleias atravessem o nosso litoral entre os meses de julho e agosto, pois é caminho para uma região de reprodução no Arquipélago de Abrolhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *