Zona Sul e Zona Norte

ERRO NO MILÉSIMO GOL DE PELÉ

Um recém lançado Almanaque do Santos, que começou há mais de 40 anos, descobriu mais de dez jogos que não eram computados pelo Peixe e em um deles Pelé teria feito um gol, o que altera o jogo de seu milésimo gol, contra o Vasco da Gama.

Em 1966, o Rei do Futebol participou de um jogo-treino entre Santos e Costa do Marfim, em Abdjan. Pelé reforçou o time local no segundo tempo e marcou um gol contra seu clube.
Essa partida não consta na biografia de Pelé. Se o gol contra fosse computado, o famoso milésimo gol de Pelé teria sido na vitória do Santos por 3 a 0 contra o Botafogo-PB. NO entanto, o autor do Almanaque não quer polemizar.

O MARACANÃ NA COPA DO MUNDO DE 1950

Com sua reforma voando, o Maracanã é assunto em todos os cantos do planeta. E por falar nisso, não se pode esquecer de sua inauguração, na Copa do Mundo de 1950. Oito jogos da competição foram disputados no Maraca. O primeiro jogo oficial foi em 24 de junho, com vitória do Brasil sobre o México por 4 a 0, com dois gols de Ademir, um de Baltasar e outro de Jair Rosa Pinto.

O Brasil jogou cinco partidas ali naquela copa, das seis disputadas. No final, o ponto triste, a derrota para o Uruguai por 2 a 1. Mas isso talvez só tenha aumentado ainda mais a fama do estádio. Ao fracasso brasileiro foi dado o nome de Maracanazo, o que aumentou ainda mais a paixão e a fama pelo estádio. O público daquele jogo é o recorde, com nada menos do que 199.854 torcedores presentes e 173.850 pagantes.

A PRIMEIRA COPA DO MUNDO

No ano de 1932, o comitê organizador das Olimpíadas não incluiu o futebol, devido à sua baixa popularidade nos Estados Unidos, apesar da popularidade na Europa. Então, o francês Jules Rimet (nome da taça conquistada, mais tarde, em definitivo pelo Brasil por ter sido o primeiro país a conquistar três Copas) criou a primeira Copa do Mundo, em 1928, quando assumido o comando FIFA (abreviação de Federation International Football Association).

A competição foi realizada em 1930, no Uruguai, A ideia original era de juntar as melhores seleções do mundo. Foram eleitas treze seleções pela FIFA para participar do evento sem disputa de eliminatórias. As treze equipes eram as seguintes: Uruguai, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru, Bélgica, França, Iugoslávia, Romênia, México e Estados Unidos. Curiosamente, grandes seleções atuais não foram chamadas, como a Inglaterra, precursora do esporte, Itália, Alemanha, Espanha e Holanda.

A escolha de uma sede na América era temerosa ao sucesso da criação, devido à longa e demorada viagem de navio, que obrigatoriamente tinha de atravessar o Oceano Atlântico. O Uruguai foi campeão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *