Zona Sul e Zona Norte

DENTISTA – PERDEU DENTES? ELES ANDARAM?

A posição que os dentes ocupam na boca interfere diretamente na mastigação que é a primeira fase do processo digestivo. Portanto a mastigação só será eficiente se cada dente estiver em seu lugar correto e em condições de exercer sua função. Nossos dentes dividem-se em molares, pré-molares, caninos e incisivos, sendo que os molares e pré-molares têm a função de amassar os alimentos e os caninos e incisivos de cortá-los. Os dentes sustentam-se na sua posição na arcada dentária pelo osso e gengiva. A perda de qualquer um destes elementos compromete a posição e a estabilidade dos dentes, causando problemas gengivais e anatômicos.

A perda de dentes pode ser ocasionada por cárie ou doença periodontal (da gengiva) ambas causadas pela placa bacteriana (película fina de bactéria e “sujeira”, que se gruda ao dente). Se não houver tratamento adequado, no caso da cárie ocorrerá possível dor de dente e posterior tratamento de canal ou extração (tirar o dente). Já no caso da doença periodontal ocorrerá a reabsorção do osso, presença de pus, mau hálito, mobilidade dentária e posterior perda dos dentes.

Na falta de um dente, os outros tendem a preencher o espaço vago, deslocando-se de sua posição. Com isso a estrutura inicial é modificada, afetando os movimentos normais da mandíbula (único osso móvel da face. É o osso da abertura e fechamento da boca), isso pode ocasionar dor de cabeça, estalo e zumbido no ouvido, dor no estômago devido à má digestão, fora que os dentes inflamados podem ocasionar dor nas articulações do corpo (odontologia sistêmica).

Não deixe que isso ocorra com você, trate-se!!! Coloque prótese nos lugares com falta de dente; trate os outros dentes doentes, se tem “medo de dentista”, use os novos tratamentos disponíveis no mercado como a anestesia sem agulha, mas não deixe que seu dente se perca. Tem dificuldade de mastigar, a oclusão não está correta? Faça uma avaliação ortodôntica e ortopédica, não prejudique seu organismo todo pela falta de dentes!!! Afinal, a saúde começa pela boca.

Até mês que vem,Dra. Renata Pescadinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *