Jornal de Bairros – Zona Sul e Grande Tijuca

RECEITAS – LANCHES PARA AS CRIANÇAS

BRIOCHE

Ingredientes: meio quilo de batata inglesa, meio quilo de farinha de trigo, 2 tabletes de margarina, 1 xícara (chá) de leite morno, 3 tabletes de fermento de pão, 4 ovos inteiros, 1 colher (chá) de sal, presunto e mussarela a gosto e gema misturada ao óleo para pincelar.

Modo de fazer: cozinhe as batatas com água e sal. Escorra, amasse e junte o leite morno com os tabletes de fermento dissolvidos. Misture um pouco e coloque os outros ingredientes. Amasse bem com as mãos até ficar uma massa fina. Faça uma bolinha com um pouco de massa e coloque num copo com água; quando a bolinha subir, a massa estará no ponto de ser esticada num tabuleiro grande untado (metade da massa). Cubra com todo o presunto e mussarela, coloque o restante da massa e pincele com gema e óleo.

Leve ao forno pré-aquecido para assar e dourar.

PALHA ITALIANA

Ingredientes: 1 pacote de biscoito maizena (sem limão), 1 lata de leite condensado, 1 colher (sopa) de margarina e 3 colheres (sopa) de chocolate em pó ou 5 de achocolatado.

Modo de fazer: leve ao fogo 1 panela com a margarina para derreter. Retire do fogo. deixe esfriar um pouco e junte o leite condensado e o chocolate ou achocolatado. Mexa bem e torne a levar ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo. Tire a panela do fogo e adicione o biscoito picado em pequenos pedaços, misturando bem. Unte um refratário e espalhe toda a massa, partindo-a em quadrados pequenos.

BOLO PINTADINHO

Ingredientes: 2 tabletes de margarina, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 4 ovos, 1 vidro de leite de coco, 2 xícaras (chá) de açúcar, 1 colher (sopa) de fermento em pó e 1 pacote de chocolate granulado.

Modo de fazer: Bata as gemas com o açúcar e a margarina, até a massa ficar esbranquiçada. Coloque a farinha de trigo e o leite de coco e continue batendo. À parte, bata as claras em neve junte à outra massa; deixe bater mais um pouco para que as duas massas formem uma mistura homogêneas. Pare de bater, adicione o chocolate granulado e misture com uma colher sem bater. Unte um tabuleiro ou forma, coloque a massa e leve ao forno pré-aquecido para assar. Se desejar, com o bolo ainda quente, jogue a seguinte cobertura: leve ao fogo uma lata de creme de leite sem soro, 4 colheres (sopa) de chocolate em pó e 1 colher (sopa) de margarina, mexendo até ficar um creme mais ou menos grosso. Fure o bolo e jogue essa mistura, cobrindo-o todo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *