Jornal de Bairros – Zona Sul e Grande Tijuca

CURIOSIDADES – “MULHER NÃO TEM QUE VOTAR”

Por mais absurda que possa parecer essa frase, ela já foi considerada normal num Brasil distante. E o dia 03 de maio de 1933, foi um marco na política brasileira e principalmente, para as mulheres, claro.

Pela primeira vez, a mulher brasileira poderia votar e ser votada, como deveria ter sido desde o início. Esta luta demorou mais de 100 anos. Os parlamentares discutiram o tema pela primeira vez nos debates que antecederam a constituição de 1824.  Como não havia nenhum impedimento e também não estava clara a possibilidade do voto feminino, não houve consenso.

O MENOR PAÍS DO MUNDO

 Um pouco maior do que o tradicional bairro carioca da Lapa, a cidade – Estado do Vaticano é o menor país do mundo. Existe apenas uma farmácia, uma estação rodoviária e uma população de cerca de 800 habitantes.

Apesar de ser o menor país do mundo, o Vaticano queé sede da Igreja Católica guarda algumas das principais obras de arte da civilização, como por exemplo, “ O Juízo Final de Michelangelo”, pintado de 1535 até 1541.

O PRIMEIRO FILME FALADO CINEMA

Os filmes do século XIX, eram mudos e não tinham nenhuma narrativa. Para que o público pudesse entender, eram criados filmes de fácil compreensão, abordando o dia-a-dia das pessoas. O primeiro filme falado foi “O cantor de Jazz”, que entrou em cartaz em 06 de outubro de 1927. Era um musical americano, reproduzido em preto e branco e teve duração de 88 minutos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *