Jornal de Bairros – Zona Sul e Grande Tijuca

TURISMO – TIRADENTES

O Brasil conta com uma riqueza de belezas naturais e a cidade de Tiradentes, no estado de Minas Gerais, é uma delas.

Situada a 330 km do Rio de Janeiro, a estrada aprazível e segura faz o viajante já imaginar como será esta cidade. Para chegar, deve-se pegar a BR 240 passando por Petrópolis e Juiz de Fora até chegar à cidade de Barbacena, onde o viajante  ainda pegará a BR 265 até a entrada de Tiradentes. Deste ponto são mais 53 quilômetros para se chegar ao nosso destino.

A cidade de Tiradentes faz parte de um circuito da Estrada Real que inclui várias cidades com pontos turísticos importantes que fazem parte da nossa história. São elas: São João d’el Rei,  Bichinhos, Coronel Xavier Chaves, Prados, Resende Costa e Santa Cruz de Minas.

Fundada em 1702 com a descoberta do ouro, ao pé da serra São José, esta cidade teve vários nomes e teve como seu filho Joaquim Jose da Sila Xavier – Tiradentes, razão pela qual seu nome foi dado após sua morte.

Há muitos pontos turísticos nesta cidade. As Igrejas são lindas com riquezas inigualáveis como a Matriz de Santo Antonio, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, que é tida como a mais antiga da cidade, a Capela Nossa Senhora das Mercês e a Capela de São Francisco de Paula que está situada no alto de uma colina onde se tem uma vista deslumbrante da cidade.

Há também capelas que marcam os passos da paixão de Cristo, situando bem a beleza da construção daquela época.

O turista deverá observar que algumas igrejas cobram taxa de conservação para a visitação.

Esta região também é rica em belezas naturais, dando ao visitante a oportunidade de fazer caminhadas, visitar cachoeiras, fazer trilhas e muitos outros esportes de ecoturismo. Por isso, é bom que se vá preparado, com calçados leves como tênis, já que as ruas têm calçamento irregular, roupas leves e muita disposição para andar.

Há também o passeio de trem Maria Fumaça que vai de São João d’el Rei a Tiradentes que é muito interessante e atrativo. São 12 quilômetros de viagem pelos trilhos desta ferrovia que atrai muitos visitantes que faz reviver a história mineira, tão importante para os brasileiros. O complexo ferroviário de São João d’el Rei foi tombado pelo patrimônio histórico em 1989 confirmando a  preservação e presença da cultura brasileira.

Outro passeio muito interessante é a caminhada à Serra do Lenheiro. Lá iremos encontrar pinturas rupestres que devem ter sido pintadas por povos nômades há cerca de 6 a 9 mil anos. O artesanato nesta cidade também é outra riqueza. Já faz parte da cultura do povo mineiro. São peças de estanho, ferro, madeira, pedra sabão e todo o tipo de trabalhos manuais. O turista ficará deslumbrado com a arte que é passada de geração a geração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *