Jornal de Bairros – Zona Sul e Grande Tijuca

NEGÓCIOS – EMPRESAS QUE UTILIZAM O WHATSAPP PARA NEGÓCIOS PRECISAM ESTAR ATENTAS ÀS REGRAS DE UTILIZAÇÃO DO APP

Aplicativo tomará medidas judiciais contra contas que enviarem mensagens em massa, já que a ferramenta não foi criada para este tipo de circulação

Um dos aplicativos mais utilizados atualmente, o WhatsApp, anunciou, recentemente, que as empresas que utilizarem a ferramenta para envio de mensagens em massa e spam, poderão ser multadas judicialmente. A decisão vale a partir de 07 de dezembro deste ano.

De acordo com o diretor comercial da Nexcore Tecnologia, Deivis dos Santos, para que as companhias estejam aptas para utilizarem o serviço de forma segura, é necessário que possuam a API oficial do WhatsApp, desenvolvida para empresas de médio e grande porte. A API oficial serve para facilitar a comunicação eficiente de companhias com o cliente, garantindo que a troca de mensagens siga as políticas de uso do próprio WhatsApp. “Para usar esta ferramenta, as empresas devem estar cientes quanto às regras de utilização do aplicativo para não correrem o risco de perderem seus números ou ainda serem multadas”, comenta.

Ainda segundo o executivo, companhias que inserem a ferramenta no dia a dia devem estar cientes de todos os benefícios da aplicação e ainda sobre as possibilidades de unificação com outros canais de atendimento. “Automatização de mensagens, inclusão de informações da empresa no perfil, utilização de número fixo na conta, selo de verificação, vários atendimentos para uma conta ao mesmo tempo e possibilidade de uso de chatbots são umas das vantagens desta rede”, ressalta. “Entretanto, entre as regras de funcionamento do aplicativo está a não divulgação de mensagens automáticas e em grande proporção, já que existe um esforço tanto empresarial como governamental de se evitar, por exemplo, Fake News e SPAM”, acrescenta Deivis.

A API Oficial do WhatsApp possibilita inúmeras vantagens como o envio de mensagens e notificações de forma segura com mensagens pré-aprovadas, o que consequentemente cria mais oportunidades de conversão de vendas. O imediatismo da ferramenta é considerado outro diferencial dentro das empresas, fazendo com que os clientes finais prefiram sua utilização tanto para SAC, como financeiro, marcação de consulta, entre outros. O aplicativo de mensagem é um dos mais populares do Brasil. Atualmente, tem 120 milhões de usuários ativos no país e 1,5 bilhão no mundo. “Não é de hoje que a ferramenta tem se tornado essencial para a comunicação, tanto para empresas como para pessoas físicas, afinal o contato e a resposta são instantâneos e refletem o momento em que vivemos atualmente, de conectividade e agilidade. O que falta talvez, é mais informações para os empresários em torno dos benefícios de investir em uma API Oficial integrada a outras soluções de comunicação, como os canais omnichannel”, finaliza Santos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *