Filme sobre músico nigeriano que virou lenda em seu país já foi exibido em festivais internacionais; direção é de Joel Zito Araújo e distribuição da O2 Play

O documentário musical “Meu Amigo Fela” sobre o músico FelaKuti estreia dia 7 de novembro nos cinemas. Dirigido pelo brasileiro Joel Zito Araújo (“A Negação do Brasil” e “As Filhas do Vento), o filme já percorreu festivais no Brasil e no exterior. Veja o trailer www.youtube.com/watch?v=uUR1d0nAUxU

Nascido na Nigéria em outubro de 1938, Fela estudou música em Londres e se tornou uma lenda em seu país. O documentário traz uma nova perspectiva sobre ele, considerado um dos maiores nomes da música africana e o criador do afrobeat.

Na história acompanhamos a complexidade de sua vida, desvendada através dos olhos e conversas de seu amigo íntimo e biógrafo oficial, o africano-cubano Carlos Moore. Segundo o diretor, a intenção do filme não é ser celebrativo, mas mostrar um lado do cantor que poucos conhecem. “A minha tentativa de contar a história de um gênio musical, chamado FelaKuti, foi a de que ele passou despercebido de muita gente, e encarando de frente seu lado de sombra.” afirma.

Kuti faleceu em agosto de 1997 em decorrência de uma complicação devido ao vírus HIV.

“Meu Amigo Fela” é uma produção da Casa de Criação Cinema e faz parte do programa O2 Play Docs, da distribuidora O2 Play, ocupando salas de cinema em cidades brasileiras de todas as regiões com sessões em horário nobre.

Dez anos até a conclusão do longa

Entre a concepção e a finalização do documentário o diretor levou dez anos. O período entre filmagens, montagem, a longa negociação por seus direitos até o lançamento foram quatro anos. “Esse filme me tomou muito tempo, desde o momento que resolvi contar esta história e busquei patrocínio no Brasil. Além de ser a história de um rebelde e iconoclasta negro, era a história de um africano pouco conhecido por aqui”, avalia.

Foi o próprio biógrafo de Fela, Carlos Moore, que tomou a iniciativa de procurar Joel para produzir o filme. “Me encantei com a idéia e passei a pensar como seria a forma mais viável de contar esta história, diminuindo a pressão dos direitos. Mas confesso que o momento chave em que me encantei, foi ao ler a biografia escrita por Carlos Moore e perceber que tinha muita coisa para ser contada além dos documentários existentes. Especialmente, o pan-africanismo e o lado trágico da última parte da vida de Fela, evitada pelos outros filmes”, comenta Araújo.

“Meu Amigo Fela” foi selecionado neste ano para a Competição Internacional Longas ou Médias-Metragens do Festival “É Tudo Verdade” e ainda para o Festival Internacional de Cinema de Rotterdam (IFFR) e para a mostra competitiva do Festival Pan Africano de Burkina Faso (Fespaco).

O filme ainda conta com a arte do poster criada por BabatundeBanjoko, artista que trabalhou com Kuti e que fez capas de discos clássicos do músico, como “Coffin for Head ofState”.

Serviço

“Meu Amigo Fela” – estreia dia 7 de novembro – 94 minutos

Link para fotos e pôster drive.google.com/drive/folders/1AbSbFxaCS7Jt8t2Mvt2IbQYYRBB0SI7C

Ficha Técnica

Diretor: Joel Zito Araújo

Roteiro: Joel Zito Araújo

Produção: Luiza Almeida

Produção executiva: Luiza Almeida

Montagem: Isabel Castro

Produtora: Casa de Criação Cinema Distribuição: O2 Play

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *