Jornal de Bairros – Zona Sul e Grande Tijuca

DENTISTA INFANTIL – SEU BEBÊ TAMBÉM CHORA PRA ESCOVAR OS DENTINHOS?

Bons hábitos de higiene podem e devem ser criados a vida toda, mas existem aqueles que são imprescindíveis e devem ser instituídos ainda quando se é bem pequeno. Um bom exemplo deles é o hábito da higiene bucal, que inclui escovação dos dentes, além do uso do fio dental e da limpeza dalíngua.

E quando devemos começar? Desde que começa a nascer (erupcionar) os primeiros dentinhos, isso mesmo, próximo aos 5/6 meses, já com a escova apropriada e pasta com fluoreto na prescrição (quantidade e frequência) correta, que deve ser feita por uma odontopediatra.

Mas, será fácil? Sendo bem sincera, provavelmente não será nada fácil, porém, até pode ser que sim. No entanto, essa dificuldade é normal, pois os bebes estão se habituando a um novo procedimento. Manipular a boca deve ser feito, tal como o trocar de fraldas ou limpar o bumbum, tomar banho, cortar cabelos e unhas, fazer nebulização, ou seja,hábitos que não são naturais como o dormir  ou comer.

No começo pode gerar estranhamento e desconforto, inclusive podem acontecer só muito choro, ações como trancar de boca e muita pirraça podem existir, mas quando explicado e feito com carinho e amor, paciência e trabalhando bastante o lúdico, fazendo uso de músicas e canções, eles se distrairão e se acostumarão e com certeza se sentirão confiantes.

Insista e persista, mas não seja bruto e nem ameace. Um bom hábito está sendo criado.

Fazer a escovação na hora do banho ajuda bastante.

E já que eles gostam tanto de ajudar, que tal deixar uma escova só para elesdesenvolverem essa destreza manual?

Vale lembrar que bebês e crianças pequenas usam o choro para se comunicar, e até protestar se for o caso. Normalmente choram também para os outros hábitos, como cortar a unha, por exemplo.

No entanto, tem dia que a escovação será muito boa, mas terão dias que aquele caos estará instaurado.

Mas fique calma… seu filho não ficará traumatizado por isso, muito pelo contrário. Com o passar do tempo, ele irá se sentir mais íntimo dessa atividade a ponto de querer executar sozinho. Isso acontece, pois ele sabe que, mesmo fazendo com chororô, você o ama. E no final, lá na frente, ele ainda irá lhe agradecer.

Dra. Thayse Brandi Odontopediatra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *