A beleza impressiona. Terê é uma das cidades mais visitadas do estado graças à Serra dos Órgãos, o frio e por abrigar a Granja Comary, centro de treinamentos da CBF.
O Pico Dedo de Deus é seu maior símbolo, mas as cachoeiras, os mirantes, as demais montanhas da Serra dos Órgãos e as constantes visitas dos astros do futebol brasileiro também atraem muitos turistas.
Seu nome é uma homenagem à imperatriz Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II. A origem de Teresópolis está intimamente ligada à presença da família imperial brasileira na região serrana do estado no século XIX. Hoje, porém, o moderno centro da cidade de 165 mil habitantes oferece diversas opções de serviços e negócios, além de ótimas opções de restaurantes e hotéis.
Com quase 1.700 metros o Dedo de Deus, um dos picos mais altos do estado,é conhecido no Brasil inteiro como o símbolo da cidade, porém poucas pessoas sabem que ele está localizado em Guapimirim, município vizinho. A linda montanha pode ser apreciada em todo seu esplendor de Teresópolis e está localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
Em área nobre está a Granja Comary, “casa” da seleção de futebol. Em meio à agradável área verde, com enorme lago e com vista privilegiada do Dedo de Deus os canarinhos treinam às vésperas das grandes competições.
À entrada da cidade está o Mirante do Soberbo. A vista faz com que o visitante pare. A Baía de Guanabara, pequenina, lá embaixo, o pico Dedo de Deus, bem próximo, e o horizonte que parece infinito. O único empecilho pode ser a frequente neblina.
O município possui muitas cachoeiras e fontes. As quedas d’água atraem muitos visitantes, porém, ao mesmo tempo em que são lindas e atraentes, podem ser perigosas. Chuvas podem cair longe dali e mesmo assim fazer o nível das águas subir depressa, pegando os banhistas desprevenidos.
Além de picos e cachoeiras e da Granja Comary, o clima frio, até mesmo ameno no verão, faz a cidade ser procurada por cariocas em todas as épocas do ano. Teresópolis está 910 metros acima do nível do mar e dista 95 km do Rio de Janeiro. Um evento da cidade atrai grande quantidade de turistas. É a tradicional Feirarte, uma feirinha de artesanato e guloseimas, localizada no bairro Alto. Quem entra na cidade e ruma ao centro passa pela feira. No local, é possível adquirir excelentes produtos, como roupas femininas, masculinas e infantis e delícias gastronômicas brasileiras e europeias.