Jornal de Bairros – Zona Sul e Grande Tijuca

RECEITAS – ESPECIAIS PARA O MÊS DOS PAIS

TORTA DE CAMARÃO À MODA DE ALCÂNTARA

INGREDIENTES – 1 Kg de camarões grandes fresco descascados, uma cebola, sal a gosto, meio quilo de batatas, 3 tomates, 3 ovos, 2 maços de cheiro verde, limão, óleo, azeite e farinha d’água.

MODO DE FAZER – Lave os camarões e afervente (sem água) numa panela com casca e tudo. Quando estiverem bem rosados, retire-os do fogo, deixando-os esfriar, descasque-os e retire as tripas. Numa panela, coloque todos os temperos bem picados e regue-os com suco do limão. Leve ao fogo para refogar e depois junte os camarões. Deixe-os cozinhar sem água, no molho do próprio cozimento em fogo baixo até que fiquem macios. À parte cozinhe as batatas inteiras, deixe-as esfriar, descasque-as e as corte em pedaços pequenos. Unte um refratário com óleo, coloque os camarões misturados com as batatas cortadas e os ovos batidos. Cubra com a farinha d’água, regue com azeite e leve ao fogo para assar. Quando a farinha estiver dourada está pronta a torta.

SALPICÃO DE FRANGO

Ingredientes – 3 peitos de frango, 1 tomate, 1 cebola, um pedaço de pimentão verde, sal, 300 gramas de presunto partido em cubos, uma lata de ervilhas, uma lata de milho, 1 pacote de batata palha, 1 caixa de creme de leite e 1 vidro de maionese.

Modo de fazer – cozinhe os peitos de frango com o sal e os temperos, deixe esfriar, desfie-os, coloque num refratário redondo grande, adicione todos os outros ingredientes, misture bem e leve à geladeira.

SALADA RUSSA

Ingredientes– 3 peitos de frango, sal, 1 cebola, 1 tomate, 1 pedaço de pimentão verde, 1 vidro de maionese, 1 vidro de palmito picado, 3 maçãs picadas, azeite virgem e um pouco de cheiro verde.

Modo de fazer – cozinhe os peitos de frango com o sal e os temperos, deixe esfriar, desfie-os, coloque num refratário grande, regue com bastante azeite virgem e adicione todos os outros ingredientes, misturando-os bem, principalmente a maionese.

Sugestão: se desejar decorar o prato, coloque em cima um ramo de cheiro verde com uma flor de tomate.

MOUSSE DE CHOCOLATE

Ingredientes – 250 gramas de chocolate meio amargo (barra), 6 ovos, 6 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (sopa) de margarina. Modo de fazer – coloque o chocolate partido em pequenos pedaços em uma pequena panela levando ao fogo para derretê-lo em banho-maria. Quando o chocolate estiver todo derretido, apagar o fogo ecolocar rapidamente a margarina, mexendo bem. Numa vasilha à parte bata as gemas (sem pele) com o açúcar, usando uma batedeira até que esta massa fique bem esbranquiçada. Junte o chocolate derretido com a margarina. Mexa bem, envolvendo tudo sem bater. Separadamente bata as claras em neve firme e adicione ao outro creme, misturando bem até ficar bem escuro. Finalmente coloque a mistura num refratário e leve à geladeira de um dia para o outro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *