Jornal de Bairros – Zona Sul e Grande Tijuca

DIREITO – PENTE-FINO DO INSS 2019

Você sabia que o INSS irá revisar até 3 milhões de benefícios suspeitos de irregularidades? O pente fino do INSS é um dos mecanismos utilizados para monitorar a concessão e manutenção de benefícios previdenciários no Brasil. As autoridades responsáveis pela Previdência Social alegam ser necessária tal medida para acabar com as fraudes e diminuir os gastos com os benefícios.

De acordo com a Previdência, os processos mais antigos e que não passaram por perícia junto ao INSS serão submetidos ao pente fino primeiro. No entanto, quaisquer sinais de irregularidade aos olhos do governo podem levar à convocação do cidadão, a fim de que ele se explique a um funcionário do instituto.

Os principais seguradosque estão na mira do governo são aqueles que  demoram para sacar o valor do benefício já disponibilizado em sua conta bancária, os que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS), Pensão por morte, Auxílio-reclusão e Aposentadoria rural.

Para se precaver de um possível corte em seu benefício, fique atento aos avisos do INSS que poderá enviar notificações pelo correio, aviso pela rede bancária e/ou pela sua página na internet (MEU INSS). Mantenha seus dados e endereço sempre atualizado na base de dados do INSS.

Caso você seja notificado terá o prazo de 30 dias para oferecer defesa ao INSS no caso de segurado Urbano, e 60 dias no caso de segurado Rural. O prazo para defesa inicia-se a partir da ciência da notificação do segurado. Ocorrendo a negativa da defesa, é possível recorrer à Junta de Recursos do próprio INSS.

Esgotadas as possibilidades de recurso ao INSS, é possível ingressar com uma ação judicial para ter o benefício restabelecido. Se você caro leitor, teve seu benefício cancelado e/ou bloqueado indevidamente pelo pente-fino do INSS, entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *