Jornal de Bairros – Zona Sul e Grande Tijuca

RECEITAS – PRATOS QUENTES PARA O INVERNO

SOPA DE ERVILHA

Ingredientes: um pacote de ervilha, um tomate, meia cebola, um pouco de pimentão, um alho, um pouco de bacon, duas colheres (sopa) de azeite e sal a gosto.

Modo de fazer: lave bem a ervilha e deixe escorrer. Numa panela coloque o azeite, o alho, a cebola partidinha e o bacon. Leve ao fogo e deixe fritar um pouco. Junte o tomate e o pimentão partidos e deixe refogar um pouco. Adicione então a ervilha, o sal e cubra com água suficiente. Deixe cozinhar em fogo baixo, adicionando mais água sempre que necessário. Quando consistência se tornar cremosa apague o fogo.

CALDO VERDE

Ingredientes: um molho de couve (tipo mineira), mais um menos um quilo de batata inglesa, um alho, um tomate, meia cebola, quatro lingüiças tipo paio ou seis linguiças finas, sal a gosto e duas ou três colheres (sopa) de azeite.

Modo de fazer: parta a couve bem fininha e escalde-a com água quente. Deixe escorrer e reserve. Numa panela coloque o azeite, o alho, o tomate e a cebola picadinhos. Refogue bem. Junte as linguiças e as batatas descascadas e lavadas. Coloque água o suficiente, sal a gosto e leve novamente ao fogo. Quando as batatas estiverem cozidas, amasse-as levemente com um garfo e junte a couve. Deixe cozinhar um pouco e desligue o fogo.

FONDUE DE CARNE

Ingredientes: Filé mignon partido em cubos pequenos e temperado apenas com sal, óleo para fritar.

Modo de fazer: quando o óleo estiver bem quente coloque os pedaços de carne para fritar. Sirva no prazo com farofa e molhos a gosto.

Sugestão de molhos:

Molho rose: misture uma caixa de creme de leite, maionese e ketchup até dar o tom rosado.

Molho de cebola: misture uma caixa de creme de leite, maionese e um pouco de sopa de cebola.

FONDUE DE QUEIJO

Ingredientes: uma caixa de queijo para fondue, um pouco de queijo tipo picante e um cálice de bebida a escolher (conhaque, vodka ou vinho do porto).

Modo de fazer: Se não tiver o aparelho de fondue coloque os ingredientes numa panelinha e leve em fogo baixo, em banho maria. Servir com torradas e batatas cozidas.

FONDUE DE CHOCOLATE

Ingredientes: 400 gramas de chocolate ao leite, duzentos gramas de chocolate meio amargo e uma lata de creme de leite. Opcional: um pouco de licor de cacau ou menta.

Modo de fazer: Caso não possua aparelho de fondue coloque os ingredientes numa panelinha, e leve ao em fogo baixo em banho maria. Servir com frutas lavadas e partidas.

Bolo de Maçã Com Canela

Ingredientes: três maçãs, quatro ovos, duas xícaras (chá) de farinha de trigo, duas xícaras (chá) de açúcar, uma xícara (chá) de óleo, uma colher (sopa) de fermento em pó e uma colher (sobremesa) de canela em pó. Modo de fazer: bata no liquidificador: cascas das maçãs,óleo, ovos e canela. Corte em pequenos pedaços as maçãs. À parte, numa vasilha, coloque a farinha, o açúcar e junte o que foi batido no liquidificador. Por último, adicione o fermento e as maçãs. Bata tudo muito bem e leve para assar em forma untada e polvilhada de farinha ou de açúcar e canela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *